Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Em Cabeceiras de Basto «Semana dos Afetos» sensibiliza alunos para a igualdade na diferença

Semana dos Afetos integra o Plano de Atividades do CTCMCB

13 de fevereiro de 2020
«Semana dos Afetos»
“O mundo é um arco-íris onde todas as cores se completam”. Esta foi a expressiva e calorosa mensagem que a Semana dos Afetos deixou aos alunos das Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e aos alunos da Escola Básica do Arco de Baúlhe. Dinamizada pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), a Semana dos Afetos desenvolveu-se ao longo do dia de ontem e hoje.
Envolveu alunos do 7.º ano do Arco de Baúlhe e os alunos que frequentam o CAA – Centro de Apoio à Aprendizagem da Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto.

A manhã de hoje começou com uma animada interação de grupo no polivalente da Escola Básica e Secundária, onde os participantes – alunos, professores e auxiliares – ‘exercitaram’ o corpo, relaxando a mente para a maravilhosa história do mundo amarelo e do mundo verde, onde um lindo girassol e um amistoso caracol foram protagonistas.

Depois da realização de jogos lúdicos e teatrais relacionados com o tema abordado no conto, momento marcado pelo movimento e manifestação de emoções e gestos de afeto, com destaque para os abraços, o grupo ouviu a bonita história do Girassol e do Caracol que queriam muito estar juntos mas não podiam por serem diferentes e por viverem em mundos também diferentes. Mas a vontade de estarem próximos e de serem amigos fez o caracol desafiar o girassol a ultrapassarem juntos as diferenças do mundo verde e do mundo amarelo, para passarem a viver num mundo multicor, com lugar para todos e “onde todos são diferentes mas iguais”.

O CTCMCB desenvolveu esta atividade de criação artística como elemento de formação pedagógica, indo ao encontro do programa educativo do Agrupamento de Escolas. Este conto pretendeu trabalhar as questões sobre a diferença e a aceitação de forma lúdica para que as crianças percebessem a importância da diversidade para “um mundo mais colorido”.

De realçar, igualmente, o carinho que o Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto – professores, funcionários, pais e alunos – tem dedicado à integração de todos os estudantes, tendo como parceiro o CTCMCB no alcance deste importante objetivo.

A Semana dos Afetos integra o Plano de Atividades do CTCMCB para o ano de 2020.

Adicionar comentário

Scroll