Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cachecóis do Abraço ao Mosteiro dão vida a belíssimas criações artísticas na Praça da República

Exposição estará patente ao público até ao dia 31 de agosto de 2019

2 de agosto de 2019
Cachecóis do Abraço ao Mosteiro dão vida a belíssimas criações artísticas na Praça da República
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, inaugurou ontem, dia 1 de agosto, na Praça da República, a magnífica exposição ‘Muitos Cachecóis... um Abraço ao Mosteiro’ que integra 12 instalações, 16 caça sonhos, cinco ovelhas, centenas de flores e centenas de pompons em lã. O momento foi assinalado com o corte da fita, momento aplaudido pelos presentes.
Acompanharam o presidente da Câmara nesta iniciativa a vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Céu Caridade, entre outros convidados e público em geral. O evento contou com a participação especial dos ‘Amigos da Galhofa’ que animaram o momento inaugural, bem como a visita à mostra.

A exposição ‘Muitos Cachecóis... um Abraço ao Mosteiro’ é o resultado da iniciativa ‘Dá Lã… um Abraço ao Mosteiro’ que foi concretizada no passado dia 3 de junho com a presença de mais de 4 mil pessoas a formar vários cordões humanos à volta do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, uma ação integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.

‘Um Cabeceirense um cachecol, uma família um cachecol, uma instituição um cachecol’ foi o desafio que a Câmara Municipal lançou aos Cabeceirenses e que possibilitou a produção de belíssimos cachecóis de diferentes tamanhos, muitos deles de grandes dimensões que foram oferecidos ao Mosteiro, precisamente com o propósito de ficarem em exposição em espaço público, em novo momento de grande manifestação de afeto pelo Nosso Património.

Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, esta exposição foi concebida e instalada por Deolinda Cunha, Fernanda Bastos e Mário Teixeira que, graciosamente, aceitaram o desafio de dar uma nova ‘vida’ aos cachecóis em lã que foram produzidos pelas crianças, jovens e adultos para darem um abraço gigante ao Mosteiro, numa manifestação de carinho pelo Nosso Mosteiro, Bem único e universal, ex-líbris de Cabeceiras de Basto.

As 12 criações artísticas (damas, esferas, flores gigantes…), os 16 caças sonhos, as cinco ovelhas, as centenas de flores e centenas de pompons em lã produzidos para esta exposição pelos seniores dos Espçaos de Convívio e Lazer podem ser apreciados na envolvente ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mais concretamente na Praça da República, Jardim dos Arcebispos e nas imediações da Casa do Tempo.

A exposição ‘Muitos Cachecóis... um Abraço ao Mosteiro’ estará patente ao público até ao dia 31 de agosto de 2019.

Adicionar comentário

Scroll