Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Apresentação da «Família Compreensão» no âmbito do projeto Litteratus

Projeto Litteratus promove a compreensão da leitura no 1.º ciclo do ensino básico

14 de junho de 2019
Vereadora assistiu a apresentação da «Família Compreensão» no âmbito do projeto Litteratus
A vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, assistiu dia 13 de junho, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, à apresentação da ‘Família compreensão’ que os alunos da turma B3 da Escola Básica de Arco de Baúlhe, acompanhados pela professora Dores Silva, fizeram no âmbito do Projeto Litteratus. ‘A família compreensão’ foi o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo.
Assistiram também à apresentação a diretora do Agrupamento de Escolas, Dra. Céu Caridade e o coordenador da Escola do Arco de Baúlhe, Prof. Dinis Félix.

Durante a atividade, os alunos cantaram o hino do projeto Litteratus - cuja letra é da autoria da Prof.ª Sónia Rodrigues e a música composta pelo Prof. Vítor Santos - e fizeram uma pequena dramatização onde deram a conhecer as personagens desta “família compreensão”, designdamente: o Vicente Inteligente, o Juvenal Literal, a Conceição Reorganização, o Durval Inferencial, a Francisca Crítica e o Gustavo Significado.

De referir que esta ‘família compreensão’ tem ajudado os alunos da turma B3 e os restantes alunos do 3º e 4º do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto no seu desempenho escolar da leitura e da escrita.

‘Literattus’ é um projeto sistemático de promoção da compreensão da leitura no 1.º ciclo do ensino básico, com incidência no 3.º e 4.º anos de escolaridade. Tem como principais objetivos promover a linguagem oral, o reconhecimento de palavras, a compreensão, a criatividade, a escrita e a motivação para a leitura nos alunos envolvidos.

Este projeto decorreu no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave (PIICIE), financiado pelo Norte 2020.

Adicionar comentário

Scroll