Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Cabeceiras de Basto dá Abraço em Lã ao Mosteiro

Iniciativa assinala, no próximo dia 3 de junho, o Dia Mundial da Criança

30 de maio de 2019
Cabeceiras de Basto dá Abraço em Lã ao Mosteiro
No próximo dia 3 de junho de 2019, pelas 10h00, a comunidade Cabeceirense vai abraçar o Mosteiro de S. Miguel de Refojos com os cachecóis criados no âmbito da iniciativa ‘Dá Lã… um abraço ao Mosteiro’ integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’. O desafio foi lançado a todos os Cabeceirenses, às famílias, às instituições. Fazerem um cachecol de lã!
“Um Cabeceirense um cachecol, uma família um cachecol, uma instituição um cachecol” é o slogan desta iniciativa que conta com o apoio da Iberdrola.

Através da produção manual de cachecóis em tricot, a população vai dar um abraço gigante ao monumento beneditino, ex-líbris de Cabeceiras de Basto. Esperam-se largas centenas de cachecóis trazidos pelas crianças, pela população sénior, pelas instituições e famílias.

O Município de Cabeceiras de Basto comemora nesse mesmo dia, e com este abraço ao Mosteiro, o Dia Mundial da Criança, pelo que conta com a participação de toda a comunidade educativa, desafiando cada criança e jovem estudante a levar o seu cachecol para o abraço ao Mosteiro. O cachecol poderá depois ser oferecido pelos participantes ao Mosteiro, comprometendo-se a Câmara Municipal a promover, posteriormente, uma exposição de cachecóis em espaço público, em novo momento de grande manifestação de carinho pelo património.

Com esta iniciativa a Câmara Municipal destaca também o trabalho das Mulheres de Bucos que dão vida à Casa da Lã, um verdadeiro núcleo museológico vivo que integra o Museu das Terras de Basto. De referir que também o Centro de Emprego do Médio Ave colabora com a iniciativa através da participação de um grupo de formandas que recebem formação na Casa da Lã.

“A Iberdrola junta-se com entusiasmo a este abraço dado à cultura, ao património e às gentes de Cabeceiras de Basto. O apoio dado a esta iniciativa insere-se na construção do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, o maior projeto da empresa em Portugal e que conta já com mais de metade do investimento total (1.500 milhões de euros) aplicado”, refere a Iberdrola.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto convida, assim, toda a população a dar um ‘abraço em lã’ ao ‘Nosso Mosteiro’.

Adicionar comentário

Scroll