Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Tertúlia evidencia importância da gastronomia na valorização do território

Iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções

24 de maio de 2019
Tertúlia evidencia importância da gastronomia na valorização do território
‘Turismo de Saberes e Sabores’ foi o tema da quinta tertúlia que integra o Ciclo ‘O Futuro Visita o Passado’ do programa cultural Mosteiro de Emoções e, neste caso em concreto, a segunda tertúlia dedicada ao ‘Turismo de Saberes e Sabores’.
O encontro decorreu ontem à tarde, dia 23 de maio, na Casa do Tempo, e teve como oradores Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Mestre em Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade; Manuel Fernando Vaz Ribeiro da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, Mestre em Gestão de Recursos Humanos; e Rafael Oliveira, membro da Confraria de Gastrónomos do Minho, vice-presidente da Associação Comercial de Braga.
 
No arranque desta tertúlia, a vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, evidenciou a importância da gastronomia no incremento do turismo, realçando o crescente interesse pelo “turismo de experiências e sensações” com destaque para os sabores de Basto que têm atraído públicos diferenciados.
 
Durante as suas intervenções, os oradores destacaram a importância da gastronomia na valorização do território, dando a conhecer o trabalho que as Confrarias têm feito em prol da promoção dos produtos endógenos.
 
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, encerrou este evento, agradecendo a todos a prestimosa colaboração e participação.
 
De referir que esta iniciativa teve como principais destinatários os empresários ligados ao setor do turismo, restauração e alojamento, e outros interessados na temática do turismo dos saberes e sabores.
 
O Ciclo de Tertúlias é uma iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.

Adicionar comentário

Scroll