Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Fernanda Carneiro lançou quinta obra «Nas Margens do Tempo»

Evento lotou o auditório da Casa do Tempo

15 de abril de 2019
Fernanda Carneiro lançou quinta obra «Nas Margens do Tempo»
Foi apresentado no passado sábado, dia 13 de abril, o livro ‘ Mas Margens do Tempo’ da autora Cabeceirense, Fernanda Carneiro, iniciativa na qual esteve presente o vice-presidente da Câmara, Dr. Mário Machado, em representação do edil de Cabeceiras de Basto.
O evento que lotou o auditório da Casa do Tempo contou, ainda, com a presença da vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, da 1.ª Secretária da Assembleia Municipal, Dra. Paula Gonçalves, em representação do presidente daquele órgão, do deputado da Assembleia Municipal, Dr. Domingos Machado que apresentou a obra, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas do Município e das freguesias, Teresa Macedo da Editora Labirinto, entre muitos familiares e amigos da autora.

A quinta obra de Fernanda Carneiro, ‘Nas Margens do Tempo’, desdobra-se em vários capítulos, crónicas onde estão sempre presentes fragmentos de vida, registos do quotidiano, tradições, pessoas e lugares cuja existência, maioritariamente, se cruzam com a própria existência da autora.

Agradecendo à autora “por todo o trabalho desenvolvido em prol da memória dos Cabeceirenses”, Mário Machado elogiou a capacidade e força de vontade de Fernanda Carneiro, pessoa que considerou como “mulher do povo e de convicções fortes”.

Nas palavras da Fernanda Carneiro, “este livro que é uma homenagem a muitos Cabeceirenses” que trabalharam em prol do desenvolvimento do concelho.

Considerada uma “mulher dinâmica, determinada e autêntica”, Fernanda Carneiro tem assumido, ao longo dos anos, um papel importante na promoção cultural concelhia, registando as memórias de um povo, o seu povo, os Cabeceirenses.

Coube ao Dr. Domingos Machado apresentar esta obra, descrevendo igualmente a autora que qualificou como “um exemplo de simplicidade e autenticidade, uma mulher da Liberdade que escreve com muito sentimento”.

O presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, deixou à autora uma mensagem de congratulação pela sua quinta obra, palavras que foram lidas pela 1.ª Secretária, Paula Gonçalves. Joaquim Barreto felicitou e incentivou Fernanda Carneiro “a continuar a redigir” as suas crónicas com “alma e coração”, referindo que “este livro reflete o orgulho de ser Cabeceirense”.

Com a edição de mais este livro, Cabeceiras de Basto “fica mais rico, já que é mais um importante testemunho para a história local e eu, enquanto Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, registo aqui, e para memória futura, as minhas palavras de apreço e gratidão”, lê-se no prefácio escrito por Francisco Alves, presidente da Câmara.

Adicionar comentário

Scroll