Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Autarcas de Basto e Cabreira debateram futuro do interior

Fórum ‘Cooperação e “Coopetição” na Região de Basto e Cabreira’ decorreu dias 15 e 16 março

18 de março de 2019
Autarcas de Basto e Cabreira debateram futuro do interior
A Associação BASTOEMPREENDE - Núcleo Associativo de Empresas promoveu, ao longo de dois dias, 15 e 16 de março, o Fórum ‘Cooperação e “Coopetição” na Região de Basto e Cabreira’ e Feira de Empreendedorismo ‘Mostra das atividades económicas da região de Basto e Cabreira’.
No dia 15, sexta-feira, a encerrar o primeiro dia de conferências esteve o Secretário de Estado da Valorização do Interior, Eng.º João Catarino, enquanto no sábado, dia 16 de março, os trabalhos foram encerrados pela Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Eng.ª Carla Alves.

De referir que o evento que decorreu na Casa do Tempo foi organizado pela Associação Bastoempreende, em parceria com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

Durante o Fórum discutiu-se a cooperação e coopetição empresarial, estando em cima da mesa temas como o turismo, marketing, inovação, produtos endógenos, comercialização, cooperação, competição, comunicação, internacionalização, marca, território e planos estratégicos.

Para além da apresentação da marca Basto, foram apresentados igualmente os projetos BastoInova e GoBasto, este último que se espera seja um elo de ligação entre as diversas entidades públicas e privadas dos concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Vieira do Minho.

A conferência ‘Estratégias para o desenvolvimento e valorização do interior’, moderada pelo presidente da Assembleia Geral da Mútua de Basto Norte, Eng. Carlos Duarte, contou com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, Mondim de Basto, Eng. Humberto Cerqueria, e de Vieira do Minho, Eng. António Cardoso, e ainda do vice-presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Dr. Luís Ferreira e Maria José Santos, em representação do Município de Celorico de Basto.

Reconhecendo que os territórios têm atributos de elevado valor turístico, os autarcas e técnicos foram unânimes em reconhecer que o desafio do desenvolvimento passa pelo repovoamento dos territórios rurais.

“A cooperação/coopetição só existe se houver agentes no terreno a investir”, disse na sua intervenção o presidente da Bastoempreende, Eng. Joaquim Barreto.

A encerrar o Fórum, a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Eng.ª Carla Alves, realçou a importância dos projetos BastoInova e GoBasto promovidos pela Bastoempreende, salientando a importância do turismo e da agricultura no desenvolvimento dos territórios.

Adicionar comentário

Scroll