Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Vinte e cinco painéis que contam a história do parlamentarismo português

Exposição para ver na Casa da Cultura até 6 de março

5 de fevereiro de 2019
Vinte e cinco painéis que contam a história do parlamentarismo português
Foi inaugurada ontem, dia 4 de fevereiro, na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto uma exposição sobre o Parlamentarismo em Portugal, mostra que é composta pelas imagens captadas por Joshua Benoliel, considerado o primeiro repórter fotográfico em Portugal.
Na iniciativa marcaram presença os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente, os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, os presidentes das Juntas de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela e de Abadim, Leandro Campos e Fernando Basto, respetivamente, e ainda os técnicos da Assembleia da República, Dr. João Gil, Dr. José António Martins e Dr. Francisco Lancastre e Távora, este que é o responsável pela exposição.

Três turmas do Externato de S. Miguel de Refojos, do 7º, 10º e 11º ano, assistiram igualmente à abertura desta exposição na Casa da Cultura, acompanhados dos seus professores.

A mostra que estará patente ao público até ao dia 6 de março de 2019 é uma mostra itinerante da responsabilidade do Museu da Assembleia da República, constituída por 25 painéis que contam a história do parlamentarismo português e dos espaços que o parlamento ocupa desde 1934.

A exposição recua, ainda, à origem do Palácio de São Bento, que começou como um mosteiro, em 1598, até à transformação em Palácio das Cortes, em 1833. Nela se ilustram também as adaptações e acrescentos ao atual edifício e é dada especial atenção à história do parlamento, a partir de 1976, com referência aos partidos políticos representados e ao modo de funcionamento deste órgão de soberania nacional.

Esta exposição permite aos visitantes percorrer a história do Parlamento, abordando os órgãos constituintes da Assembleia da República, a sua competência política e legislativa e a Constituição.

Adicionar comentário

Scroll