Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Vereadora da Cultura entregou prémios aos vencedores do XII Concurso Literário Nacional - Conto Infantil

Iniciativa integrada no programa cultural «Mosteiro de Emoções»

3 de dezembro de 2018
Vereadora da Cultura entregou prémio ao vencedor do XII Concurso Literário Nacional – Conto Infantil
Decorreuno dia 30 de novembro, na Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe, a entrega de prémios aos vencedores do XII Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto, cujo primeiro prémio foi atribuído a Rui Damásio Alvites, de Boticas, com o conto ‘A Gata Que Só Queria Brincar’, recebendo um prémio pecuniário no valor de 600 euros.
Em segundo lugar classificou-se Susana Manuela de Sousa Sá, natural do Porto, com o conto ‘A Menina Que Falava Com Os Moinhos’ e em terceiro lugar Gláucia Kronberg Medeiros Lima, da Maia, com o trabalho ‘As Aventuras de Um Pequeno Guerreiro’. O Cabeceirense Valdir Daniel Neiva Teixeira foi agraciado com a Menção Honrosa para o melhor jovem escritor com o conto ‘A Menina Que Tinha Medo de Amar’. Os 2.º e 3.º classificados foram premiados com 350 e 250 euros, respetivamente, enquanto o melhor jovem escritor recebeu 200 euros.

A cerimónia de entrega dos prémios teve início com a leitura de excertos dos quatro contos premiados, belíssimo momento protagonizado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto que fez uma brilhante interpretação, desvendando, desde logo, a todos os presentes, um pouco das histórias dos contos vencedores.

O júri do XII Concurso Literário Nacional - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto, constituído por Joaquim Jorge Carvalho, na qualidade de presidente, e por Belanita Abreu e Simão Machado, professores e escritores, fundamentou a escolha destas obras nos critérios de organização, coerência e coesão do texto, obediência às características do género em questão, criatividade, qualidade literária, contendo uma alusão ao concelho de Cabeceiras de Basto.

Na oportunidade, o presidente do júri destacou a qualidade dos trabalhos apresentados, que classificou de “boa e muito boa, alguns muito próximos da excelência”, tendo feito um pequeno resumo e uma abordagem crítica de cada um dos contos. Felicitou a Câmara Municipal pela dinamização deste concurso literário que vai já na sua 12.ª edição, iniciativa que tem ganho “consistência e credibilidade”, afirmando-se como uma “referência cultural relevante”.

A vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, que presidiu a esta sessão, saudou os vencedores deste concurso, salientando que a Câmara Municipal, ao promover a literatura, investe nas gerações futuras. Agradecendo a presença de todos, a vereadora disse que “são momentos como este que representam a aposta na cultura, aposta esta a que vamos dar continuidade, promovendo e enaltecendo os valores, a história e a nossa identidade”.

O presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira, enquanto anfitrião, manifestou o seu contentamento pela realização deste evento na Biblioteca Municipal, localizada na sua freguesia, reconhecendo a importante aposta que a Câmara Municipal faz na Cultura e parabenizando a vereadora por todo o trabalho desenvolvido nesta área pelo Município.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto pretendeu promover e consolidar os hábitos de leitura e de escrita criativa, através de uma atividade que estimule o envolvimento da população a nível nacional. O Concurso Literário Nacional promove deste modo a escrita criativa e valoriza a expressão literária, divulga autores portugueses (sem obras publicadas) e aspetos relativos à cultura literária e à cultura cabeceirense.

Esta é uma iniciativa integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, que decorre até julho de 2019, e resulta de uma candidatura a Fundos Comunitários, através do NORTE 2020 que, para além das ações imateriais de promoção do Nosso Mosteiro tem também associado um conjunto de obras de requalificação e restauro do imóvel.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll