Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

«Mosteiro de Emoções» oferece Sebenta do Património aos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo

No dia 6 de novembro, às 10h00 e às 14h30, no Auditório do Mercado

2 de novembro de 2018
«Mosteiro de Emoções» oferece Sebenta do Património aos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo
No âmbito do programa ‘Mosteiro de Emoções’, a Câmara Municipal criou uma Sebenta do Património para oferta aos alunos do 3º e 4º ano, do 1º ciclo, da autoria da Escritora de contos infantis Belanita Abreu, com ilustrações de Maria Abreu. A entrega será efetuada no próximo dia 6 de novembro, pelas 10h00 e pelas 14h30, no auditório do Mercado. Nas duas sessões serão oferecidas Sebentas a quase 300 alunos.
A Sebenta do Património inclui uma história, cujo título é ‘A LENDA DA PENA AZUL - O Segredo do Mosteiro de São Miguel de Refojos’, e um conjunto de passatempos com alusão ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, um monumento que continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe.

Desta forma a Câmara Municipal aposta num processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo.

A partir da experiência e do contacto direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspetos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial procura levar as crianças, neste caso particular, a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a geração e a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

Esta Sebenta do Património contém, nas páginas centrais, um poster com alusão ao Mosteiro para ser ilustrado por cada uma das crianças que a receberão, dando origem a uma outra iniciativa, designada ‘Concurso de Ilustração Infantil’ que decorrerá no 1º semestre de 2019.

PROGRAMA ‘MOSTEIRO DE EMOÇÕES"

NOVEMBRO

21 de novembro | 17h30
O Futuro visita o passado – Ciclo de tertúlias - Tertúlia Sobre Educação Patrimonial
Local: Casa do Tempo

30 de novembro | 15h30
Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto
Cerimónia da Entrega de Prémios
Local: Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, no Arco de Baúlhe

DEZEMBRO

6 a 9 dezembro (de 5ª feira a domingo)
Bienal Internacional de Flauta Transversal – Exposição, Master classes e Concertos
Local: Mosteiro de S. Miguel de Refojos – Cabeceiras de Basto
Banda Cabeceirense | Adriana Ferreira, Ana Maria Ribeiro e Michel Bellavance e Isolda Crespi

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll