Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Presidente da Assembleia da República presidiu à cerimónia do Dia do Município

Cabeceiras de Basto homenageou bicampeão do mundo e três coletividades

29 de setembro de 2018
Presidente da Assembleia da República presidiu à cerimónia do Dia do Município
O Presidente da Assembleia da República, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, presidiu esta manhã, dia 29 de setembro, à cerimónia evocativa do Dia do Município, durante a qual foram homenageados um cidadão e três coletividades Cabeceirenses, numa cerimónia pública de grande simbolismo que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A anteceder a Sessão Solene, o Presidente da Assembleia da República descerrou, à entrada da Câmara Municipal, uma placa alusiva à sua visita a Cabeceiras de Basto. De referir que a cerimónia do Hastear da Bandeira contou com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e com a participação da Banda Cabeceirense que interpretou o Hino Nacional.

A homenagem da Câmara Municipal às individualidades/coletividades que prestigiaram e continuam a prestigiar o Município de Cabeceiras de Basto traduziu-se na entrega de uma Medalha de Prata - Mérito Público a Arnaldo Martins e três Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo ao Desportivo de Arco de Baúlhe, à Associação Cultural e Desportiva Águias de Alvite e à Contacto Futsal Clube.

A cerimónia evocativa da efeméride presidida pelo Presidente da Assembleia da República contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, do presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, dos vereadores, de presidentes das Juntas de Freguesia, deputados da Assembleia da República, entre outros autarcas do Município e das Freguesias, demais convidados civis e militares, familiares e amigos dos homenageados e público em geral.

Na sua intervenção, o Presidente da Assembleia da República começou por manifestar a sua satisfação por se associar ao Dia do Município.

Afirmando incentivar “um Parlamento de portas abertas”, Ferro Rodrigues salientou a evolução dos territórios com a instituição do Poder Local há 42 anos, sublinhando que é hora de novos desafios para as autarquias. “Estou certo que Cabeceiras de Basto vai dizer presente aos desafios do futuro”, disse.

O presidente da Câmara, na sua alocução, começou por saudar o Senhor Presidente Assembleia da República. “É uma elevada honra para Cabeceiras de Basto e para todos nós Cabeceirenses receber nos Paços do Concelho, o Presidente da Casa da Democracia que é a Assembleia da República. Em Vossa Excelência saudamos os valores da democracia que se expressam pelas palavras de sempre: Liberdade e Igualdade”, destacou Francisco Alves, lembrando que é a primeira vez que Cabeceiras de Basto recebe um Presidente da Assembleia da República.

Evidenciando os feitos notáveis dos homenageados neste Dia do Município, o presidente da Câmara disse: “temos razões para termos orgulho naquilo que somos e nos identifica”. Francisco Alves, lembrou, a propósito, as recentes conquistas do cidadão Cabeceirense de 82 anos, Bernardino Pereira, que há poucos dias, em Málaga, neste mês de setembro, obteve 3 medalhas de ouro e uma medalha de prata no Campeonato do Mundo de Atletismo para Veteranos, sagrando-se, no passado mês de julho, em Portugal, atleta do ano 2017.

O presidente da Câmara lamentou a descida populacional que se tem verificado no concelho, à semelhança de todo o interior, destacando que “perder população é perder presente e futuro”, tendo, por isso, convocado todos para inverter esta tendência.

Francisco Alves relembrou que “as políticas de promoção do nosso território têm como objetivo, entre outros, atrair turismo, atrair investimento e emprego”, possibilitando desta forma a fixação da população. “Todos somos poucos para este grande desafio”.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, dirigindo as suas primeiras palavras ao Senhor Presidente da Assembleia da República, evidenciou que “hoje, como ontem, continuamos cientes que só um homem como o Dr. Eduardo Ferro Rodrigues, possuidor de elevadas qualidades intelectuais, coragem, determinação, competência e fina sensibilidade humana e grande dimensão social seria capaz de gerir tão sabiamente uma pasta de uma área de governação tão delicada e sensível”.

Joaquim Barreto enalteceu todos os que no dia de hoje foram reconhecidos publicamente pela sua ação, assegurando que “o que somos e o que se constrói faz-se à custa de muitas vontades, de muita entrega, de muito querer, mas também de riscos, ousadias, esforços, ambição e capacidade empreendedora”. E continuou: “tudo depende da nossa vontade e por isso, nesta encruzilhada do passado com o futuro, é importante continuarmos com uma administração municipal liderante, ativa, criativa, pensante e profundamente identificada com as preocupações e os anseios da população e com a progressiva e entusiasmada participação dos cabeceirenses, fonte quotidiana de ‘inspiração’ dos diferentes executivos”.

“E se nos últimos anos muito foi feito em todos os setores de atividade, tornando este concelho modelar e potenciando sempre o seu privilegiado posicionamento geográfico na região, nos próximos anos muito mais será preciso fazer tendo em conta a ‘concorrência territorial’, a mobilidade social, a ‘revolução’ digital e tecnológica que nos globaliza e glocaliza, para sustentadamente competirmos e nos afirmarmos”, realçou o presidente da Assembleia Municipal.

Homenageados:

ARNALDO MARTINS – piloto TT Quad, agraciado com a Medalha de Prata de Cabeceiras de Basto - Mérito Público, em sinal de reconhecimento pelos feitos e êxitos alcançados ao longo da sua carreira, bem demonstrativos do querer, esforço, perseverança, vontade, dedicação e empenho, que culminaram, neste ano de 2018, com a consagração de Bicampeão do Mundo de Bajas e Bicampeão Nacional de TT Quad, títulos extraordinários que têm contribuído para a promoção e valorização do desporto em geral mas, também, para a promoção do nosso país e do nosso concelho reforçando o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto em Portugal e no mundo.

DESPORTIVO DE ARCO DE BAÚLHE – agraciado com Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pela dedicação, empenho e abnegado trabalho dos diretores, técnicos, atletas e restantes colaboradores e que resultou, na época 2017/2018, na consagração de Campeão Distrital da Primeira Divisão da AF de Braga (série D) e consequentemente na subida à Divisão de Honra da Distrital, feito relevante para a afirmação do concelho e das suas gentes e para o aumento do prestígio e da imagem do Arco de Baúlhe e de Cabeceiras de Basto.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA ÁGUIAS DE ALVITE – agraciada com Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pela dedicação, empenho e abnegado trabalho dos diretores, técnicos, atletas e restantes colaboradores e que resultou, na época 2017/2018, na consagração de Campeão Distrital de Infantis de Futebol de Sete da AF de Braga, vencendo, ainda, o Torneio do Peso da Régua e o Cabeceiras Cup, entre outros importantes feitos conseguidos pelas suas equipas de Traquinas, Benjamins, Juvenis A e Juvenis B, feitos que contribuíram para a afirmação do concelho e das suas gentes e para o aumento do prestígio e da imagem do concelho de Cabeceiras de Basto.

CONTACTO FUTSAL CLUBE – agraciada com Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela direção, treinadores, jogadores e outros colaboradores e que resultou, na época 2017/2018, na consagração do seu escalão de Infantis de Campeão Distrital de Futsal da AF de Braga.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll