Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Apoio à natalidade em Cabeceiras de Basto

Presidente da Câmara entregou hoje mais 18 cheques

6 de julho de 2018
Apoio à natalidade em Cabeceiras de Basto
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, entregou na tarde de hoje, dia 5 de julho, mais 18 apoios de incentivo à natalidade no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, num total de 9 mil euros.

Acompanharam o presidente da Câmara nesta cerimónia vereadores e presidentes de Juntas de Freguesia.
Nos termos do Regulamento de Incentivo à Natalidade em vigor, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto entregou hoje os apoios financeiros aos pais de crianças que apresentaram nos últimos meses as suas candidaturas e as viram aprovadas. O incentivo à natalidade reveste a forma de atribuição de um apoio sempre que ocorra o nascimento ou a adoção de uma criança, sendo 500 euros o valor do subsídio a atribuir. A verba de 250 € é entregue de imediato e os restantes 250 € serão entregues nos próximos meses contra a apresentação de documentos de despesa realizada com os bebés.

Este apoio surge em consequência da crescente intervenção do município no âmbito das políticas de ação social com vista, por um lado, à progressiva inserção social e melhoria das condições de vida dos estratos sociais mais carenciados ou dependentes e, por outro, à fixação da população.

Com este incentivo, a Câmara Municipal pretende promover estímulos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à melhoria das condições de vida das famílias residentes no Município.

Tendo em conta que o envelhecimento populacional e a baixa taxa de natalidade deste concelho nos últimos anos têm provocado uma forte distorção na pirâmide geracional com consequências negativas no desenvolvimento económico deste território, importa, por isso, fomentar políticas de incentivo à família enquanto célula fundamental de socialização e espaço privilegiado de realização pessoal, não obstante a sua condição socioeconómica, como é o caso do referido regulamento.

De salientar que o ano de 2017 fica marcado pelo aumento da natalidade no concelho de Cabeceiras de Basto onde nasceram 108 crianças contra 93 do ano anterior. Uma realidade que contraria os dados regionais e nacionais que acentuaram uma descida do número de nascimentos.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll