Conteúdo

Concertos Rápidos no «Mosteiro De Emoções»

Quarteto Orpheu nos Claustros do Mosteiro

21 de junho, 2018
Concertos Rápidos no «Mosteiro De Emoções»
O Quarteto Orpheu irá abrir o ciclo de Concertos Rápidos nos Claustros do Mosteiro. O encontro, integrado no programa cultural 'Mosteiro de Emoções' está previsto para o dia 24 de junho, pelas 16h00, e pretende proporcionar a Cabeceiras de Basto a audição de algumas das grandes peças de reportório clássico, romântico e contemporâneo da música erudita.
O segundo encontro está agendado para 4 agosto, às 21h30, na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto com o Projeto Aline Acoustic. O terceiro concerto rápido está previsto para 10 outubro e será anunciado brevemente.

Sobre o Quarteto Orpheu

André Reis, João Tomás, Mariana Fernandes e Rita Moutinho são músicos instrumentistas das Orquestras Artave e Aproarte.

André integra a classe de violino da professora Raquel Costa, integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil de Zurique durante uma digressão feita em várias regiões de Portugal, sob direção do maestro David Bruchez-Lalli. Em 2017 participou no Concurso Internacional Artur Fernandes Fão onde foi laureado com o 1º Premio na Categoria D. É chefe de naipe dos segundos violinos da Orquestra Aproarte e assistente de concertino da Orquestra Artave.

Mariana iniciou os estudos musicais de violino na classe da professora Maria João Batista, integrando atualmente a classe de violino do professor José Ricardo Reis: Durante dois anos foi concertino da Orquestra Artavinhos. Foi vencedora do 2º prémio (ex aqueo) na18º Edição do Concurso Internacional do Fundão (2017) e toca ativamente no grupo de música de câmara profissional "Com.Cordas", sob a direção do Professor Miguel Simões.

João integra a classe de viola d'arco da professora Teresa Correia, é chefe de naipe de viola d'arco das Orquestras ARTAVE E APROARTE. É desde 2016 membro da Jovem Orquestra Portuguesa, com sede em Lisboa, de que foi também chefe de Naipe na temporada 2016/2017.Venceu em 2017, ex-aequo o Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa para o seu escalão, tendo ainda obtido em 2016, menção honrosas no Concurso de Vigo e um Honorary Award for outstanding Musicianship no Peter de Grote Festival, em Groningen, na Holanda.

Rita começou os seus estudos musicais na Academia de Música de Costa Cabral, com a professora Melanie Paula, integrando atualmente na ARTAVE a classe de violoncelo da professora Petia Samardjieva. Tem-se inspirado também nos ensinamentos dos professores Paulo Gaio Lima, Stefan Popov, Jaroslav Mikus e Alexander Sasha.

Estes quatro jovens têm atuado nas mais diversas salas do país e até do estrangeiro, da Casa das Artes ao CC Vila Flor, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Teatro Sá de Miranda, Palácio de Cristal, Palácio de São Bento, Conservatório de Música de Coimbra, KONZERTHAUS em Berlim, e atuado sob a batuta de maestros como Luís Machado, Pedro Carneiro, Emílio de César, Maxime Tortelier, Peter Askim, David Bruchez-Lalli, Pablo Urbina, Jaroslav Mikus, Pedro Andrade, Christopher Millet, Benoit Fromanger, José Eduardo Gomes e Otávio Más-Arocas.

Sobre a AlineAcustic

AlineAcustic nasceu com intuito de proporcionar um espetáculo acústico para vários recetivos eventos musicais. Com aderência a estilos de música versátil, tais como Rock, Blues, Jazz e Pop, AlineAcustic constitui um concerto que permite aos seus espectadores relembrar não só grandes hits da atualidade como viajar no tempo com a melodia dos anos 60 e 80 e 90.  Alineacustic é uma banda de duo (voz e guitarra), que surpreende com a sua forma invulgar de interpretação e a versatilidade do seu repertório.   

'MOSTEIRO DE EMOÇÕES'

O programa 'Mosteiro de Emoções' tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho de 2019, e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.

Pretendendo ser um importante motor de dinamização cultural contempla iniciativas culturais e artísticas diversas, das artes plásticas às artes performativas, da literatura às atividades holísticas e ao artesanato, privilegiando, ainda, manifestações de divulgação histórica, patrimonial e gastronómica. Todas estas atividades decorrerão sob diversos formatos: exposições, concertos, concursos, mostras, festivais, provas e degustações, workshops, tertúlias, master-classes e visitas, dirigidas a públicos distintos e potenciais visitantes, turistas e parceiros. As atividades decorrerão preferencialmente em locais simbólicos do Município, especialmente no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas também em espaços culturais, escolas e universidades, associações e clubes culturais de Cabeceiras de Basto ou de municípios estratégicos e vizinhos.

Trata-se de um programa cultural que resulta de uma candidatura a fundos comunitários designada 'Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Património Cultural Ímpar', através do NORTE 2020, e que integra, para além de um conjunto de ações materiais, obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e requalificação da antiga livraria beneditina, um programa cultural que se materializará em múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património, tradição e história.

O programa cultural 'Mosteiro de Emoções' desenvolver-se-á até julho de 2019 e integra 23 atividades. Especial destaque para o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros.

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe e, dessa forma, contribuirá também para o aumento do prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto.

Dos três eixos temáticos – Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar – que contarão com o envolvimento de muitos parceiros, especial destaque para a Bienal Internacional de Flauta Transversal, como reconhecimento e exaltação da grande flautista nacional, Adriana Ferreira, natural do concelho, e solista da Orquestra Nacional de França desde 2012; a 'Sebenta do Património'; a 'Noite das mil e uma histórias'; o Seminário Internacional; Festival Ibérico de Canto Gregoriano; a 'Mesa de Cabeceiras', o 'Festival Aromático'; a 'Mostra de Sabores Beneditinos'; o 'Encontro Holístico', entre muitos outros.
Scroll