Conteúdo

Feira do Cavalo animou Cabeceiras de Basto

Valorizar as tradições, os usos e costumes, divulgando e potenciando o Centro Hípico

28 de maio, 2018
Feira do Cavalo animou Cabeceiras de Basto
Centenas de pessoas passaram este fim de semana pelo Centro Hípico de Cabeceiras de Basto, nesta que foi a oitava edição da Feira do Cavalo que proporcionou a todos os visitantes um programa em grande recheado de animação e atividades equestres, a par da exposição/venda de artigos relacionados com o cavalo, entre outros produtos da região, com destaque para as coudelarias e associações ligadas ao mundo rural.
O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Associação Equestre das Terras de Basto e contou com a valiosa colaboração do Regimento de Cavalaria Nº 6 (RC6) de Braga, da Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL), do Clube de Atrelagem do Norte (CAN), da Federação Equestre Portuguesa (FEP), do Centro Equestre Vale do Lima e da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, inaugurou o certame no passado sábado, dia 26, assistiu às provas que decorreram no picadeiro exterior do Centro Hípico e entregou os prémios aos melhores classificados.

Durante as iniciativas, o presidente da Câmara fez-se acompanhar pelo vereador, Eng. Pedro Sousa, pela Dra. Paula Gonçalves, em representação do presidente da Assembleia Municipal, pelo presidente da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Carlos Teixeira, e por representantes das associações de atividades equestres participantes.

A Feira do Cavalo foi um verdadeiro sucesso, quer pela afluência de público e de participantes de várias idades, quer pelo programa de atividades ligadas ao mundo equestre, que atraiu pessoas de diferentes faixas etárias e de vários concelhos da região.

O dia de ontem, 27 de maio, foi um dia em pleno que ficou marcado pela realização do Concurso Oficial de Modelo e Andamento – Cavalos Puro Sangue Lusitano Fêmeas/Machos organizado pela APSL - Associação Portuguesa de Criadores do Puro-Sangue Lusitano, pelo Campeonato Regional Norte 2018 – Combinado de Maratona de Atrelagem (2.ª mão) organizado pelo CAN e FEP, bem como pela Prova de Obstáculos Cruzes, 0,50m, 0,80m, 1,00m e 1,15m organizada pelo RC6 de Braga.

De destacar o precioso contributo do Regimento de Cavalaria que mobilizou militares e oficiais para as diferentes competições propostas pela 8.ª edição da Feira do Cavalo de Cabeceiras de Basto, quer ao nível da participação, quer ao nível da organização da Feira do Cavalo, destacando-se a colaboração do Tenente Coronel Luís Gomes da Silva, do Major Tiago Pires e 2º Cabo Hugo Teixeira.

A Feira do Cavalo ficou este ano marcada pelo grande número de inscritos, quer nas provas sábado, quer no domingo, com muitas crianças e jovens alunos de equitação de vários clubes e centros hípicos da região a participarem.

Certame abriu ao público no dia 26

O certame abriu ao público no dia 26, dia que ficou marcado pela inauguração oficial do certame, pela prova de Ensino P3 e E3 organizada pelo RC6 de Braga, pelo Campeonato Regional Norte 2018 – Combinado de Maratona de Atrelagem (1.ª mão) organizado pelo CAN e FEP e pela Prova Hipo ‘Derby de Cross’ organizada pelo RC6 de Braga.

Na noite de sábado, o CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto levou à cena a grande produção teatral ‘Aquilo que arde em nós’ com mais de 100 pessoas em palco. Um magnífico e emocionante espetáculo que encheu a bancada do picadeiro e que contou com o apoio da Iberdrola.

Cabeceiras de Basto dedicou dois dias à oitava edição da Feira do Cavalo, um fim de semana que ficou marcado pela realização de diversas provas que contaram com dezenas de participantes não só da região, como de diversos pontos no norte do país.

Com esta iniciativa pretendeu-se, assim, valorizar as nossas tradições, os nossos usos e costumes, divulgando e potenciando, em simultâneo, o Centro Hípico como equipamento turístico, desportivo e de lazer fundamental no norte do país.
Scroll