Conteúdo

Mosteiro de Emoções: desafio para a criação de uma coleção de postais digitais

Nesta atividade participarão 27 artistas sob a coordenação de Rebecca Moradalizadeh

22 de maio, 2018
Mosteiro de Emoções: desafio para a criação de uma coleção de postais digitais
Foi apresentada na tarde do dia 22 de maio, na ESPROMINHO – Escola Profissional do Minho, em Braga, a iniciativa Passe Partout – Coleção de Postais digitais sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ação que integra o programa cultural Mosteiro de Emoções que decorre em Cabeceiras de Basto até julho de 2019.
A sessão contou com a presença da vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, do diretor da ESPROMINHO, Dr. António Teixeira, da coordenadora do Passe Partout, Mestre Rebecca Moradalizadeh, bem como alunos, professores e artistas envolvidos na iniciativa.

Na oportunidade, a vereadora, depois de saudar todos os presentes, disse que a iniciativa “pretende estimular a criatividade e o olhar através das artes visuais e plásticas, musicais e digitais, enquanto formas de expressão documental e promocional/turística”.

Nesta atividade participarão 27 artistas sob a coordenação de Rebecca Moradalizadeh, artista plástica de origem luso-iraniana, Mestre em Estudos Artísticos - Estudos Museológicos e Curadoriais pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A Coleção de Postais digitais sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos será, assim, criada sob várias perspetivas e linguagens artísticas, através do olhar de vários criadoras naturais, residentes e exteriores ao concelho, com o objetivo de prestar uma homenagem ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos – ex-líbris de Cabeceiras de Basto – “enquanto elemento que se pretende vivificar patrimonialmente”, destacou Carla Lousada, sublinhando que “cabe a cada artista captar o NOSSO MOSTEIRO mediante a sua perceção, seja através da fotografia, da pintura, do desenho, do filme, entre outras formas, para posterior elaboração de postal digital”.

Por fim, a vereadora agradeceu a disponibilidade de todos os que associaram ao Mosteiro de Emoções, fazendo ainda o convite para participarem nas restantes atividades que integram o vasto e rico programa cultural e de animação artística que dinamizará o Município de Cabeceiras de Basto, colocando em evidência o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, imponente exemplar barroco.

Por seu turno, a coordenadora da iniciativa Passe Partout, Rebecca Moradalizadeh, agradeceu a possibilidade de participar nesta iniciativa e avançou que, para além dos artistas convidados, estão envolvidas três escolas – a ESPROMINHO – Escola Profissional do Minho, a OFICINA – Escola Profissional do INA e a EPBJC - Escola Profissional Bento de Jesus Caraça. No total, estarão assim envolvidos neste Passe Partout 27 artistas dos 16 aos 64 anos de idade.

O diretor da ESPROMINHO, Dr. António Teixeira, enalteceu a atividade, bem como o programa cultural onde se insere o Passe Partout – Coleção de Postais digitais sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, desejando sucesso e muita criatividade aos artistas envolvidos.

Coube à Dra. Raquel Sampaio da Academia das Emoções fazer o enquadramento da ação, bem como do programa cultural Mosteiro de Emoções que contempla 23 atividades repartidas por três grandes eixos: Cultura/Artes Performativas; Gastronomia/Sabores; e Saúde e Bem-Estar. Para o efeito, foi visionado um filme promocional do concelho de Cabeceiras de Basto, com destaque para o Mosteiro de S. Miguel de Refojos – monumento que será destacado pelos artistas: desde pintores, designers e ilustradores, a fotógrafos, músicos e compositores.

De salientar que no próximo dia 9 de junho será efetuado o acolhimento aos cerca de 30 artistas convidados sendo, ainda, efetuada uma visita guiada ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, que será o ponto de partida dos criativos para a criação da Coleção de Postais digitais sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
Scroll