Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Apresentação do programa natalício sob o mote «Cabeceiras de Basto: um lugar mágico»

Programa natalício estende-se entre os dias 30 de novembro e 7 de janeiro

2017-11-29
Francisco Alves apresentou vasto programa natalício sob o mote «Cabeceiras de Basto: um lugar mágico»
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado dos vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, apresentou à comunicação social o vasto programa de Natal organizado em conjunto com diversos parceiros económicos e sociais, designadamente a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.
Associaram-se também à iniciativa representantes das entidades parceiras da Câmara Municipal na organização deste evento. Na oportunidade, o presidente da autarquia salientou a importância do Natal para a comunidade, sobretudo para as crianças, afirmando que o programa 2017 foi preparado a pensar em todos os gostos.

Sob o mote ‘Cabeceiras de Basto: um lugar mágico’, o programa natalício estende-se entre os dias 30 de novembro e 7 de janeiro. Uma exposição de Presépios do Mundo, o Natal Solidário, concertos de Natal, música ambiente e iluminação natalícia, patinagem, o Mercadinho de Natal, entrega de Cabazes de Natal, almoço solidário, visitas às instituições, escolas e Espaços de Convívio e Lazer, passeios de comboio e ainda o ‘Cabeceiras Trail – O Trilho do Guerreiro’ integram o vasto programa natalício que visa abranger as diferentes faixas etárias e atrair diferentes públicos. Trata-se de um conjunto de iniciativas culturais e lúdicas, bem como atividades de cariz solidário dirigidas a toda a comunidade local, com especial destaque para as crianças.

Amanhã à noite, 30 de novembro, a partir das 21h00, é inaugurada na Casa do Tempo a
Exposição de Presépios do Mundo – Coleção Particular de Maria Helena Sacadura Cabral Simões, com apontamento musical da 1.ª companhia Guias de Cabeceiras de Basto. A mostra que integra mais de meia centena de peças originárias de vários pontos do globo estará patente ao público na Casa do Tempo, espaço este que é um Centro UNESCO que tem como objetivo a difusão da cultura, dos valores e dos objetivos prosseguidos pela UNESCO.

A partir de amanhã e até ao dia 23 de dezembro, decorre a ação ‘Natal Solidário - uma árvore de Natal por um presente’ na Praça da República, uma iniciativa que tem como objetivo oferecer um pinheirinho natural a quem entregar um presente/bem alimentar. Há 100 árvores para oferecer aos Cabeceirenses que entregarem brinquedos ou bens alimentares.

A iniciativa é acompanhada pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, através do Gabinete Técnico-Florestal que coordena e orienta o corte dos pinheiros, tendo em vista a preservação e conservação do ambiente. O corte dos pinheiros é supervisionado por técnicos especialistas florestais, garantindo-se assim que a natureza não sai prejudicada.

No domingo, dia 3 de dezembro, realiza-se o Cabeceiras Trail – O Trilho do Guerreiro, uma iniciativa organizada pelo Projeto Raízes com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. O Trilho do Guerreiro é uma prova com percursos que cruzam as magníficas paisagens e trilhos da Serra da Cabreira, com passagem obrigatória na levada da Víbora. Esta terceira edição conta com percursos renovados de beleza ímpar, que convidam à contemplação, ao desafio, à aventura e à plena comunhão com a natureza serrana. Neste mês de dezembro, tempo de Natal, tempo de encontro e de solidariedade.

No dia 9 de dezembro, dia grande do programa natalício, decorre a ação ‘O Natal está a chegar…’. As crianças e as suas famílias são convidadas a participar nas inúmeras atividades que irão decorrer no centro da vila, com a música ambiente a dar as boas-vindas a todos os visitantes. Para além da inauguração da Casa do Pai Natal, momento que será de grande frenesim, magia e alegria, está também prevista a inauguração do Presépio de Natal que foi elaborado pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) no âmbito das suas oficinas.

A iniciativa ‘Cabeceiras de Basto ilumina-se!’ que consiste na inauguração da iluminação de Natal no centro da vila será acompanhada por uma singela sessão de fogo de artifício. Os centros das três vilas do concelho de Cabeceiras de Basto iluminam-se, enchendo-se de cor e brilho, proporcionando momentos mágicos a todos aqueles que nos visitem para partilhar a verdadeira magia de natal.

No dia 10 de dezembro, domingo, tem lugar o evento solidário ‘Recolha de Sorrisos - passeio de bicicleta e experiências científicas em troca de um brinquedo’, uma ação dinamizada pelo Lions Clube de Cabeceiras de Basto que decorre no Campo do Seco.

De 11 a 15 de dezembro, realiza-se o Natal nos Espaços de Convívio e Lazer e nas Escolas, iniciativas às quais se associarão o presidente da Câmara e vereadores, deixando votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo a todos os utentes dos ECL´s, bem como a todas as crianças, professores e auxiliares.

De 1 a 16 de dezembro decorre a entrega de cerca de 500 cabazes de Natal a centenas de famílias economicamente mais débeis do concelho, uma iniciativa que tem como objetivo ajudar os mais necessitados, proporcionando-lhes um Natal mais caloroso.
A distribuição dos cabazes representa um investimento nas famílias, sendo personalizada em função do número de crianças e adultos que compõem o agregado familiar.

Sinalizadas pelos Serviços de Ação Social da autarquia, as famílias vão receber no cabaz o tradicional bacalhau e bolo-rei, azeite, aletria, sortido e açúcar.

De salientar que a Câmara Municipal, que muito se empenha nesta ação específica, não limita as suas ajudas às famílias economicamente vulneráveis a esta época.
Também ao longo do ano, através do Banco Local de Voluntariado e da sua Loja Social, e em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e com a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas de Cabeceiras de Basto (CMPICB), a Câmara Municipal tem vindo a apoiar essas famílias, dentro daquilo que são as suas responsabilidades e possibilidades.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, de 1 a 23 de dezembro, o presidente da Câmara e vereadores visitam as instituições do concelho – infantário, creches e lares – desejando Boas Festas a todos os utentes, funcionários e dirigentes.

O Mercadinho de Natal acontece nos dias 16 e 17 de dezembro na Praça da República, uma iniciativa que pretende valorizar o comércio tradicional com uma campanha intitulada ‘Neste Natal compre no Comércio Local!’, promovendo a venda de produtos locais de qualidade. Neste Mercadinho 2017 estarão presentes 20 expositores de produtos hortícolas, artesanato, mel, azeite, fumeiro, doces regionais e produtores de framboesa. Num ambiente de mercadinho, aliado à decoração natalícia, pretende-se que as pessoas possam adquirir vários produtos, sempre com animação de rua e espetáculos, uma ação que conta com a colaboração da Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto. Pretende-se aproximar o comércio e a produção local dos consumidores, contribuindo todos para o desenvolvimento da economia local e, por consequência, para o bem-estar de todos.

No dia 16 de dezembro, a partir das 15h30, a Academia de Música de Cabeceiras de Basto brindará o público na Praça da República com um espetáculo musical informal de Natal e no dia 17, domingo, no mesmo local e à mesma hora, a Escola de Patinagem Artística de Basto atuará para o público presente, presenteando-o com magníficas coreografias.

De 18 a 23 de dezembro realizam-se passeios de comboio natalício pela vila de Cabeceiras de Basto, sendo que para o dia 23 está agendado o Concerto de Natal, a partir das 21h30, na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, um espetáculo protagonizado pela Banda Cabeceirense.

A Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas, em colaboração com a associação Amigos SOS, organiza na véspera de Natal, dia 24, um Almoço Solidário para um grupo restrito de pessoas sinalizadas por aquela Comissão Municipal. São pessoas que se encontram em situação de isolamento e de maior vulnerabilidade social.

Um programa rico e variado que tornará certamente Cabeceiras de Basto num lugar mágico nesta quadra natalícia.

São parceiros da Câmara Municipal na organização do programa de Natal a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, Régie Cooperativa Basto Vida, Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto , Lions Clube de Cabeceiras de Basto, BastoEmpreende – Núcleo Associativo de Empresas, Projeto Raízes, Academia de Música de Basto, Banda Cabeceirense, Escola de Patinagem Artística de Basto – EPAB, Amigos SOS, Banco Local de Voluntariado e a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

Adicionar comentário

Null
Cabeceiras
Yahoo! Weather
  • Null
  • Null
  • Null
  • Null
Scroll