Conteúdo

Câmara de Cabeceiras de Basto amiga das famílias

Novas medidas de apoio em 2016

10 de novembro, 2015
Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos
Para além do investimento anual de milhares de euros no apoio às famílias através da atribuição de bolsas de estudo, dos apoios económicos para livros e material escolar, dos apoios às refeições e transportes escolares, prolongamento de horários no ensino pré-escolar e 1º Ciclo, medidas em vigor há já vários anos, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, recentemente, novas medidas para apoiar as famílias.
Com o intuito de aliviar a carga fiscal dos Cabeceirenses, foi aprovada pelo Município uma redução das taxas de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) a pagar em 2016. A taxa passou, assim, de 0,34% para 0,32%, a que se acrescenta o benefício concedido para as famílias em função do número de dependentes. Assim, as famílias com 1 dependente têm 5% de redução do valor de IMI a pagar; famílias com 2 dependentes, 7,5% de redução, e as famílias com 3 ou mais dependentes, 10% de redução.

No que se refere ao IRS, a taxa passa de 5% para 4,5%, o que representa uma redução de 0,5%.

Esta redução de impostos que terá impacto em 2016, revela a grande preocupação que a Câmara Cabeceirense tem para com as pessoas desta terra, onde, os seus cidadãos lutam para criar riqueza e contrariar a tendência negativa que se vive no país.

Atenta à situação económica e financeira em que vivem as famílias de Cabeceiras de Basto, a Câmara Municipal decidiu recentemente criar os tarifários especiais – Tarifa Familiar, Tarifa Social, Tarifa Emigrantes – por forma a garantir às famílias mais numerosas, mais débeis e que se encontram emigradas, o acesso a bens e serviços de primeira necessidade, designadamente água, saneamento e lixo, em condições ajustadas à sua situação socioeconómica. Os tarifários estão em vigor desde o dia 1 de outubro.

Em causa estão reduções ou isenção de tarifas, benefícios que podem ser requeridos através do preenchimento de um formulário disponível no SAU – Serviço de Atendimento Único a funcionar nas instalações da Câmara Municipal, ou no site da Câmara Municipal.

Tratando-se de um concelho rural, onde a produção agrícola e agropecuária tem um significativo peso no orçamento de inúmeras famílias, brevemente será aprovado um regulamento de apoio à pecuária para os criadores de gado bovino, ovino e caprino, esperando com esta medida, traduzida em apoio financeiro efetivo por cabeça de gado aos agricultores e produtores pecuários, estimular a produção agropecuária e com esta contribuir para a instalação e fixação das populações.

No final do mês de outubro, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou as Opções do Plano de Orçamento para 2016 que incluem mais duas importantes medidas que vêm reforçar os apoios às famílias.

Trata-se de um regulamento de apoio à instalação ou reinstalação de atividade agrícola, agropecuária ou florestal tendo em vista a fixação das populações no concelho, bem como a elaboração de um regulamento de apoio à natalidade que visa combater a desertificação do território. Dois novos apoios a conceder durante o próximo ano.

Com efeito, o apoio às famílias com estudantes (bolsas de estudo e outros auxílios económicos), o apoio às famílias com filhos (redução das taxas de IMI e IRS), o apoio às famílias numerosas e famílias com debilidades económicas (tarifas especiais), o apoio à produção pecuária (apoio ao efetivo pecuário), o apoio à instalação de novos empresários agrícolas (à sua instalação ou reinstalação) e o apoio à natalidade, aliados também aos programas dos livros sociais e medicamentos sociais, constituem-se como medidas que se revestem de grande alcance e importância social e que representam ganhos efetivos para os Cabeceirenses.

Este conjunto de apoios representa, ainda, um esforço significativo do orçamento municipal em prol das famílias desta terra de Basto.
Scroll