Conteúdo

Cabeceiras de Basto acolhe grupo de teatro brasileiro

Em cena espetáculo premiado «Viúva, Porém Honesta»

14 de outubro, 2015
Cabeceiras de Basto acolhe grupo brasileiro
Cabeceiras de Basto, através do Centro de Teatro da Câmara Municipal (CTCMCB), acolhe nos dias 20 e 21 de outubro o premiado espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’ do Grupo Magiluth do Brasil. A peça da companhia pernambucana encontra-se em digressão por Portugal e tem duas apresentações marcadas para Cabeceiras de Basto na próxima terça e quarta-feira às 21h00, no auditório da Casa da Juventude (Mercado Municipal).
O espetáculo internacional que chega também aos públicos de Fafe, Porto, Cartaxo e Faro, é o sexto trabalho do Grupo Magiluth, um coletivo teatral que desenvolve pesquisa continuada de linguagem desde 2004 no Recife.

A peça, não recomendada para menores de 18 anos, é gratuita mas limitada, com reserva de bilhetes na Casa da Juventude.

Enquanto projeto cultural de Cabeceiras de Basto, o CTCMCB tem acrescentado uma dinâmica artística ao concelho que envolve uma programação diversificada que pretende ir muito além das fronteiras, através da valorização e da expansão da cultura local, conectando-a com pensamentos artísticos contemporâneos de diferentes partes do mundo.

Apesar de estar apenas no seu quarto ano de existência, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, para além da programação com os artistas locais, já conseguiu desenvolver projetos com o Brasil e com a Grécia, num constante fortalecimento de uma rede de contactos e de parcerias que envolve diversos segmentos das artes e que promove uma efervescência cultural ativa, trazendo à população local um programa rico e promovendo também fora do concelho a cultura cabeceirense.

O Centro de Teatro continua, assim, a afirmar-se no panorama cultural da região, levando à cena grandes produções, sempre com casa cheia e efusivamente aplaudidas pelo público.

Trata-se de um trabalho que tem tido um forte impacto não só ao nível cultural, como também ao nível social. O CTCMCB tem assumido também um papel preponderante no que à integração e inclusão de crianças e jovens diz respeito, sendo igualmente responsável por despertar nos jovens estudantes o interesse pelas artes e espetáculo, o que se traduziu, já, no ingresso de cinco jovens no Ensino Superior em cursos ligados a esta arte, enquanto que outros, atualmente no Ensino Secundário, esperam vir a ingressar nesses mesmos cursos.

De salientar que são dezenas as crianças, jovens e menos jovens que frequentam as oficinas de interpretação teatral e jogos dramáticos pelo que podemos afirmar que o interesse por esta manifestação cultural, que é a representação, tem atraído e continua a atrair em Cabeceiras de Basto cada vez mais pessoas.

Parcerias internacionais realizadas pelo CTCMCB

Para além do acolhimento próximo do espetáculo ‘Viúva, Porém Honesta’, com itinerância internacional, o Centro de Teatro tem participado noutros intercâmbios que têm dado destaque ao trabalho meritório que vem sendo desenvolvido e projetado a arte que se produz e vive no concelho de Cabeceiras de Basto.

Ainda neste ano de 2015, mais concretamente em maio, o Centro de Teatro apresentou a encenação (L)a (P)lage - residência artística e espetáculo de dança concebido pelo CTCMCB e pelo Grupo Acaso (Brasil) com estreia em Cabeceiras de Basto e apresentações confirmadas no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos em 2016 (Pernambuco - Brasil).

Em 2014, o CTCMCB acolheu o espetáculo criado pela Trupe Ensaia Aqui e Acolá (Brasil) intitulado ‘O Amor de Clotilde Por um Certo Leandro Dantas’, sendo que no ano de 2013 tinha já acolhido a residência artística ‘P.I.G.S. Project’ com o Theatre Entropia (Grécia) integrada num processo de pesquisa que envolveu também companhias da Dinamarca, da Bélgica, da Itália e da Irlanda para a criação do espetáculo SOTIRIA.

‘Viúva, Porém Honesta’ – encenação com prémios de melhor espetáculo, ator e diretor
A peça ‘Viúva, Porém Honesta’ adere ao espírito “faz de conta” da farsa, não possuindo grandes preocupações com o realismo, e com os seus personagens às vezes a fazerem alguns comentários técnicos, para lembrar sempre ao espectador que o que ele está a ver é apenas uma “mentira”. O autor propõe, assim, uma nova maneira de se brincar com o tempo numa peça cheia de voltas ao passado e reviravoltas.

A montagem deste espetáculo foi construída na cidade de São Paulo, Brasil, e recebeu o incentivo financeiro da FUNARTE, através do Edital Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 Anos do Anjo Pornográfico, e teve a estreia no Teatro Dulcina, na cidade do Rio de Janeiro, no mês de agosto de 2012. Nestes três anos de trajetória, o espetáculo apresentou-se em mais de 50 cidades por todo o Brasil. Em Janeiro de 2013, o ‘Viúva, Porém Honesta’ ganhou os prémios de melhor espetáculo, melhor diretor (Pedro Vilela) e melhor ator (Erivaldo Oliveira) pela APACEPE (Associação de Artes Cênicas de Pernambuco).

SINOPSE
O diretor de um jornal influente no Brasil não consegue convencer a sua filha única a deixar de velar o seu marido. Para isto, contrata uma equipa de charlatões para dissuadir a filha do luto, nesta trama cheia de reviravoltas, onde um dos maiores dramaturgos do Brasil, Nelson Rodrigues, dialoga com um grupo exponencial do teatro brasileiro contemporâneo.

FICHA TÉCNICA
TEXTO: Nelson Rodrigues
DIREÇÃO: Pedro Vilela
ELENCO: Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres, Mário Sérgio Cabral e Thiago Liberdade
DIREÇÃO DE ARTE: Simone Mina
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO DE ARTE: Karina Sato
ILUMINAÇÃO E SONOPLASTIA: Pedro Vilela
OPERAÇÃO DE LUZ E SOM: Natalie Revoredo
IDEALIZAÇÃO, ELABORAÇÃO E CAPTAÇÃO DE PROJETO: Pedro Vilela
REALIZAÇÃO: Grupo Magiluth
GÉNERO: FARSA IRRESPONSÁVEL
INDICAÇÃO ETÁRIA: 18 ANOS
DURAÇÃO: 1H 20MIN
Scroll