Conteúdo

Seminário Internacional reforça conhecimento sobre o Mosteiro

Iniciativa valoriza Candidatura a Património da Humanidade

5 de junho, 2015
Seminário Internacional reforça conhecimento sobre o Mosteiro
Terminaram no dia 5 de junho, os dois dias dedicados ao Seminário Internacional ‘A Ordem Beneditina, o Papel dos Mosteiros e o Património da UNESCO’ que reuniu na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, diversos especialistas e investigadores de França, Espanha e Portugal.
Pierre Kirchner, José Luís Untoria, José Marques, Pedro Vilas Boas Tavares, Olga Portela, Virgolino Jorge, Aurélio Oliveira, Eduardo Pires de Oliveira, José Manuel Tedim, Conceição Lopes e Inês Amorim, foram alguns nomes que estiveram presentes, aos quais se associaram mais de uma centena de pessoas.

A jornada terminou com um balanço muito positivo, quer pelos contributos dados pelos ilustres oradores convidados, quer pela adesão e envolvimento do numeroso público que participou neste Seminário Internacional que valorizou a Candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade.

Coube ao presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, encerrar os trabalhos. “Na abertura deste Seminário afirmei que o Nosso Mosteiro foi e é o elemento mais importante e fantástico, em termos de património edificado, de todos os que existem nestas Terras de Basto. Queremos que ele seja, em toda a sua dimensão, um bem para toda a humanidade. Queremos que ele reforce o papel de desenvolvimento que teve ao longo de mais de oito séculos, como, aliás, foi dito e provado neste Seminário.

Queremos que seja o principal ícone para captar visitantes numa lógica de turismo sustentável”, salientou o autarca, enaltecendo “os dois dias de reflexão e trabalho intenso em que ficamos a saber mais sobre a Ordem Beneditina, os Mosteiros e o Património Mundial. Saímos daqui mais ricos”, realçou.

Francisco Alves agradeceu, por fim, em nome da Câmara Municipal, aos investigadores e a todos os participantes neste Seminário, com quem disse contar, também, para a dinamização do centro UNESCO Casa do Tempo.

O presidente da Câmara Municipal reconheceu, assim, à UNESCO “a abertura e interesse para que, a partir de agora, Cabeceiras de Basto passe a contar com um Centro UNESCO nesta Casa do Tempo”, cujo protocolo será assinado no próximo dia 12 de junho, sexta-feira, pelas 10h30, neste mesmo espaço.

“Dada a excecional qualidade das intervenções que os nossos ilustres convidados aqui proferiram, durante estes dois dias”, Francisco Alves anunciou que a Câmara Municipal irá editar as atas deste Seminário comprometendo-se a divulgá-las junto de todos.

Refira-se que, por impedimentos de última hora, a assinatura do protocolo de criação do Centro da UNESCO – Casa do Tempo, entre o Município Cabeceirense e a Comissão Nacional da UNESCO (CNU), prevista para o dia de hoje, foi agendada para o próximo dia 12 de junho.

Dizer, ainda, que coube ao Dr. Jorge Oliveira, presidente da Federação dos Centros e Clubes da UNESCO, que aceitou associar-se a este Seminário, dar a conhecer os objetivos e dinâmicas dos Centros UNESCO que, na oportunidade, considerou “o Centro UNESCO Casa do Tempo um orgulho para todos”, o que faz deste dia também “um dia muito especial”.

Note-se que o Centro UNESCO – Casa do Tempo terá como atribuições colaborar ou cooperar com as instituições locais, regionais ou internacionais, nas ações e realizações que têm ligação com os objetivos da UNESCO, em particular com a CNU; suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela UNESCO; contribuir para uma formação mais ativa e responsável que promova valores e atitudes, aptidões e comportamentos compatíveis com o desenvolvimento integral dos indivíduos; contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e mais participativa em torno das questões da preservação da biodiversidade e das tradições a ela associadas; constituir-se parceiro da comunidade educativa na promoção da educação para todos, visando a inclusão social e a plena inserção e participação dos jovens na vida da comunidade, contribuindo desta forma para promover o desenvolvimento da região; desenvolver sempre que possível materiais pedagógicos potenciadores da cidadania e participação jovem; desenvolver programas de formação nas áreas da educação não formal; promover seminários, reuniões e exposições enquadráveis nos objetivos referidos.

Espetáculo 'A Bruxa de Monte Córdova' junta 700 pessoas

De destacar também que mais de 700 pessoas assistiram ontem à noite, 4 de junho, no âmbito do programa do Seminário, ao espetáculo 'A Bruxa de Monte Córdova' levado à cena pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB). Um espetáculo magnífico, brilhantemente interpretado pelos atores do CTCMCB que emocionou e entusiasmou o numeroso público presente.

Cabeceiras de Basto viveu, assim, dois dias de intenso debate sobre ‘A Ordem Beneditina, o Papel dos Mosteiros e o Património da UNESCO’, uma jornada de trabalho bastante profícua que em muito contribuiu para engrandecer a Candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade.
Scroll