Conteúdo

Executivo "não aceita" integrar sistema de abastecimento de água e saneamento

Deliberações da Reunião de Câmara de 12 de junho de 2015

15 de junho, 2015
Município de Cabeceiras de Basto
Reunido no dia 12 de junho nos Paços do Concelho, o executivo municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, “não aceitar integrar o Sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte de Portugal”.

 
Na sequência da publicação do Decreto-Lei nº 93/2015, de 29 de maio, que cria o sistema multimunicipal de água e de saneamento do Norte de Portugal, verifica-se que o Município de Cabeceiras de Basto, por força do disposto no mesmo, passa a integrar aquele Sistema como utilizador no saneamento de águas residuais.

“Considerando que esta integração, não consentida por este Município, viola o princípio da autonomia do Poder Local; considerando que o Município de Cabeceiras de Basto não pretende integrar este Sistema e, por conseguinte, a nova empresa Águas do Norte, S. A.”, o o executivo municipal cabeceirense deliberou “não aceitar integrar o sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento do Norte de Portugal, nem ser acionista da Águas do Norte, S. A.”, designando, para o efeito, um gabinete jurídico para contestar essa integração e manifestar a oposição do Município de Cabeceiras de Basto à mesma.

O executivo camarário aprovou, também, por unanimidade a adjudicação da prestação de serviços dos ‘Jogos sem Fronteiras’ à Associação Prodesp. Trata-se de uma iniciativa que contará com o envolvimento das freguesias que disputarão diversas provas lúdicas e desportivas no Parque do Mosteiro.

Da ordem de trabalhos constou, ainda, a aprovação de diversos apoios logísticos às associações, bem como vários ajustes diretos para a prestação de diversos serviços.
Scroll