Conteúdo

Encerramento da Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto

Tomada de posição

19 de março, 2015
Ao tomar conhecimento de uma comunicação da ARS-Norte (Administração Regional de Saúde do Norte) onde se refere que é sua pretensão encerrar a Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto, a partir de 31 de março deste ano, reuniu no dia 17 de março, o Presidente e a Mesa da Assembleia Municipal, os presidentes das forças políticas representadas neste órgão deliberativo do Município e a Comissão Permanente da Saúde e Ação Social.
Após a análise da situação, os presentes nesta reunião decidiram por unanimidade:
  • Manifestar-se contra o encerramento da Unidade de Internamento de Cabeceiras de Basto;
  • Recomendar à Mesa da Assembleia Municipal que convoque uma reunião extraordinária para o próximo dia 25 de março, pelas 21h30m, tendo em vista analisar e debater este ponto único da agenda de trabalhos.
Mais decidiram, disponibilizar-se para colaborar e apoiar a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto na condução deste processo.

Recorde-se que esta Unidade de Saúde, a funcionar em Cabeceiras de Basto desde 15 de julho de 2010, tem ao longo destes anos prestado excelentes serviços aos doentes ali internados, bem como, aos seus familiares e aos cabeceirenses em geral, que têm manifestado grande satisfação por poderem contar com esta valência na área da saúde neste concelho.

Recorde-se também que desde a sua entrada em funcionamento a Unidade de Cuidados Continuados de Cabeceiras de Basto tem registado uma taxa crescente de ocupação, que durante o ano transato e nos primeiros meses de 2015, atingiu quase 100 por cento.

Nesta reunião, foi ainda unânime a necessidade de assumir uma posição de força, de participação e que envolva todos os cabeceirenses na defesa destes serviços de saúde considerados fundamentais para a população.
 
Scroll