Conteúdo

Corta Mato Regional juntou 56 atletas portadores de deficiência

Prática desportiva promove a inclusão

18 de março, 2015
Em representação de sete instituições, 56 atletas portadores de deficiência, participaram hoje, dia 17 de março, no Corta Mato Regional do Norte promovido pela Fundação António Joaquim Gomes da Cunha e pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
A convite da organização, o presidente autarquia, Francisco Alves, associou-se à iniciativa, entregando, no final das provas, medalhas aos melhores classificados.

Marcaram também presença neste evento, a secretária da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, Dra. Teresa Pinto, bem como o secretário do Conselho de Administração da Fundação, Francisco Correia.

O corta mato, que decorreu nas instalações da Fundação, juntou um total de 73 pessoas, entre acompanhantes e técnicos da Fundação António Joaquim Gomes da Cunha, Cercifel, Clube Gaia, Clube Cercifaf, AICIA – Arouca, APADIMP – Penafiel e Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Refira-se que os cabeceirenses Campeões da Europa 2014 (Síndrome Down) Luís Gonçalves e João Machado, que correm pela Cercifaf, também participaram neste corta mato.
Depois de agradecer o convite à organização do evento, o presidente da Câmara elogiou a participação dos atletas nesta prova, demonstrando o seu apreço por estar junto de pessoas tão especiais e importantes.

Manifestando a disponibilidade da Câmara Municipal em continuar a colaborar com a Fundação António Joaquim Gomes da Cunha e com a ANDDI, Francisco Alves deixou a todos os atletas um abraço do tamanho do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, candidato a Património Cultural da Humanidade.

Em nome da Fundação, Cidália Martins felicitou todos os atletas pelo seu desempenho, expressando o seu agradecimento não só aos atletas, como também às instituições que representam, bem como à ANDDI, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. “É um gosto ter-vos cá novamente”, disse.

Note-se que a prática desportiva promove a inclusão e tem vindo a cativar cada vez mais participantes com necessidades especiais, sobressaindo, a este nível, o trabalho meritório dos técnicos que os acompanham.
Scroll