Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro encerra com balanço positivo

VIII Concurso de Fumeiro de Basto muito participado

16 de fevereiro, 2015
Festa da Orelheira e do Fumeiro encerra com balanço positivo
Chega hoje ao fim, dia 16 de fevereiro, a 19ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, um certame organizado pela Câmara Municipal que, ao longo de quatro dias, trouxe milhares de pessoas a Cabeceiras de Basto.
De acordo com a organização do evento, a iniciativa foi uma vez mais bem-sucedida não só pelo volume de negócios gerado e que foi de encontro às expectativas, como pela afluência do público ao Pavilhão Desportivo de Refojos.

Apesar do cenário de crise que o país atravessa e das adversas condições climatéricas que se fizeram sentir durante o fim-de-semana, o certame deixou os “expositores satisfeitos”.
Nesta edição de 2015, a Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto registou, também, uma grande adesão de produtores, totalizando 84 expositores entre os quais 46 produtores de fumeiro, 22 expositores de produtos locais (lã, mel, doces, vinhos, compotas, linho…), 4 associações locais ligadas ao desenvolvimento rural e 12 expositores da região (azeite, queijo, doces, artigos de decoração, entre outros). Vários participantes aderiram ainda à oitava edição do Concurso de Fumeiro de Basto, organizado em colaboração com a DRAPN- Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

De destacar ao longo deste certame, um programa de animação diversificado que desde o primeiro dia mobilizou o público e registou o seu agrado. A peça de teatro «Ó Diado! Ou o Rapaz que lhe tirou o coiso de ser Bruxa», pelo Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, (CTCMCB); as atuações dos «Bravos das Concertinas» e do Grupo de Concertinas SDF de Cabeceiras de Basto; a demonstração coreográfica pelo Centro de Dança e Corpo e Movimento; os cantares ao desafio com a «Cristina Sá, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana»; a demonstração do «Jogo de Pau de Abadim», pela ARDCA; o Leilão das Orelheiras; o Grupo Folclórico de Cabeceiras de Basto – S. Nicolau; e os «Minhotos Marotos», marcaram presença e animaram o certame.

A 19.ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto, chega assim ao fim, com a realização logo à noite, pelas 21h30m, do Concurso de Máscaras alusivo ao tema Festa Country, a ter lugar na Casa da Juventude, Associativismo, Artes, Ofícios e Gerações, sob a organização da Associação Basto em Ação. 

A Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto registou uma grande adesão de produtores à oitava edição do Concurso de Fumeiro de Basto, organizado pela Câmara Municipal em colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN).

O concurso realizou-se no sábado, dia 14 de fevereiro, contando com uma adesão de 28 participantes. De salientar que o concurso se dividiu em duas categorias – o melhor fumeiro de Cabeceiras de Basto, aberto aos produtores do concelho, assim como o melhor fumeiro da 19ª edição da Festa, aberto à participação de todos os expositores presentes no certame.

O prémio de melhor chouriça da feira foi atribuído a Amadeu Dias do concelho de Montalegre, sendo o segundo prémio entregue a Cátia Jéssica, de Pedraça – Cabeceiras de Basto e o terceiro prémio a Lurdes Barroso de Montalegre.

O Fumeiro do Grilo, de Vieira do Minho, conquistou o primeiro prémio para o melhor salpicão da 19ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, classificando-se em segundo e terceiro lugares, respetivamente, a Casa do Reguengo de Riodouro – Cabeceiras de Basto, e Isabel Moura de Amarante.

Do conjunto dos produtores de Cabeceiras de Basto, Cátia Jéssica, da freguesia de Pedraça, venceu o prémio de melhor chouriça. A ‘Tia São’, da vila do Arco de Baúlhe, ficou em segundo lugar e Maria da Graça, de Pedraça, em terceiro.

A Casa do Reguengo, de Riodouro, levou para casa o prémio de melhor salpicão, classificando-se em segundo e terceiro lugares, respetivamente, Cátia Jéssica e Maria da Graça da freguesia de Pedraça.
De salientar que o júri foi constituído por especialistas da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, da NATURALFA e da Cooperativa Agrícola de Guimarães.

Durante a sessão de entrega dos prémios, o presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira felicitou não só os premiados, como a todos os produtores que participaram no concurso com os seus “produtos genuínos e de grande qualidade”.

Destacando o número significativo de produtores, o autarca desejou que os resultados do concurso “sejam um incentivo para apresentarem ao público mais e melhor fumeiro”. E finalizou: com a Festa da Orelheira e do Fumeiro “estamos a valorizar o interior e os nossos produtos locais”.
Scroll