Câmara Municipal atribui Medalha de Ouro a Adriana Ferreira
Deliberações da última reunião do executivo municipal
5 de janeiro, 2015
Reuniu na passada sexta-feira, dia 26 de dezembro, o Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, sob a presidência do Dr. Serafim China Pereira. De uma vasta lista de assuntos analisados e votados destacamos: "Adriana Ferreira homenageada com Medalha de Mérito Público - Grau Ouro".
Natural de Cabeceiras de Basto, a flautista Adriana Ferreira, de 24 anos de idade, é solista da Orquestra Nacional de França desde 2012. No passado dia 1 de dezembro obteve o 2º prémio (1º não atribuído) e o prémio Coup de Coeur Breguet, no Concurso Internacional de Genéve (Suíça). Neste ano de 2014 obteve, ainda e para além de outras distinções, o 1º prémio e o prémio Darmstad (pela melhor interpretação da Sequenza de L. Berio) no Concurso Internacional de Flauta Severino Gazzenoli (Itália).
A Câmara Municipal que, já em 2010, havia distinguido esta jovem com um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo, pela sua extraordinária carreira, apesar de ainda curta, deliberou, por unanimidade, na sua última reunião, homenagear Adriana Ferreira com a atribuição da Medalha de Mérito Público - Grau Ouro, com o objetivo de distinguir o seu relevante contributo para o aumento de prestígio e da imagem de Cabeceiras de Basto na região, no país e no mundo. A Câmara Municipal considerou que a conquista de mais este galardão é a expressão maior do esforço, dedicação e empenho desta jovem que muito orgulham e honram todos os Cabeceirenses.
Em 2011, Adriana Ferreira, gravou o CD Danse des Sylphes com a pianista Isolda Crespi. Atualmente prepara a gravação de um novo CD com piano e um outro CD com a Orquestra de Câmara de Genéve.
Em 2010, Adriana Ferreira foi galardoada com o 1º prémio, o prémio da Orquestra e o prémio do jovem júri no prestigiado Concurso Internacional de Flauta Carl Nielsen (Dinamarca).
Esta jovem flautista, que integrou a Banda Cabeceirense, é licenciada e mestre pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris e licenciada em Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, colaborando também com a Orquestra XXI, projeto que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro.
Com a Orquestra Nacional de França, formação residente no Teatro dos Campos Elísios e, desde novembro, no recente Auditorium da Rádio France, apresentou-se na Salle Pleyel, Festival de Sant-Denis, Montepellier, Aix-en-Provence, Dijon (França); no Auditório Nacional de Madrid, Granada e Barcelona (Espanha); Philharmonie de Essen (Alemanha); Musikverein de Viena (Áustria); Musiksaal - Stadtcasino Basel (Suíça); Muziekgebouw Eindhoven (Holanda); Rádio de Bucareste (Roménia); Teatro Regio di Parma (Itália) e Megaron Concert Hall de Atenas (Grécia).
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto distingue assim um percurso notável no campo musical de uma Cabeceirense que se tem destacado pela excecional qualidade de executante em flauta, através da conquista de prémios de grande mérito internacional.
A entrega deste galardão ocorrerá em cerimónia pública a ter lugar em data que oportunamente será divulgada.
Armindo Nunes homenageado com um Voto de Louvor e Agradecimento
Entre 2003 e 2014, Armindo Nunes, natural do concelho de Cinfães, dirigiu a secular Banda Cabeceirense e a sua Escola de Música com uma dedicação e empenho que permitiram a esta Banda Filarmónica representar, na região e no país, com elevada dignidade e muito profissionalismo Cabeceiras de Basto e as suas gentes.
Na hora de deixar a direção da Banda Cabeceirense neste final de ano de 2014, a Câmara Municipal, deliberou, por unanimidade, aprovar um Voto de Louvor e Agradecimento pelo trabalho abnegado e empenhado que prestou ao serviço da Banda Cabeceirense e, consequentemente, aos Cabeceirenses e a Cabeceiras de Basto, dessa forma contribuindo para o aumento de prestígio e da imagem do concelho.
Armindo Nunes, aluno do Conservatório de Música do Porto, conta no seu currículo com passagens pela Banda Militar de Évora, Banda Militar de Luanda, Orquestra da Rádio Clube de Angola, Banda Militar do Norte, Orquestra Sinfónica do Porto. Foi Diretor Artístico da Banda de Música do Serviço de Transportes Coletivos do Porto, da Banda Militar da Madeira e da Banda de Música de Vilela (Paredes).
Professor em Conservatórios e Academias, o homenageado Armindo Nunes, receberá o Voto de Louvor e Agradecimento em cerimónia pública, em data a designar.
De referir que Armindo Nunes dirigia a Banda Cabeceirense quando Adriana Ferreira integrou esta Filarmónica.
Câmara fixa em dois o número de Vereadores
Sob proposta do Presidente da Câmara, justificada pela necessidade de dar melhor resposta a todas as solicitações internas e externas e aumentar a eficiência e/ou eficácia nas decisões e na prestação do serviço público aos munícipes, o Executivo Municipal deliberou fixar em dois o número de Vereadores a tempo inteiro.
Note-se que atualmente e desde a tomada de posse deste Executivo, em 21 de outubro de 2013, a Câmara Municipal, com 7 eleitos, para além do Presidente, tem apenas um Vereador a tempo inteiro que assume simultaneamente as funções de Vice-presidente.