Delegação oficializa geminação com Sury-le-Comtal em França
Protocolo tem em vista aproximação e divulgação das potencialidades das duas localidades
15 de outubro, 2014
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, acompanhado pelo vereador Francisco Alves, deslocou-se este fim-de-semana [10 a 12 de outubro] a França, mais precisamente a Sury-le-Comtal, para oficializar a geminação entre estas duas localidades.
Nesta visita a França, os autarcas de Cabeceiras de Basto foram muito bem recebidos pelo presidente daquele município gaulês Yves Martin, que se fez acompanhar por outros eleitos locais, assim como por emigrantes portugueses ali a residir, aos quais se associou também o grupo musical Alegria da Imigrante de Saint-Galmier.
Após a assinatura do protocolo de geminação, o edil cabeceirense e o presidente Yves Martin, foram unânimes nos agradecimentos feitos à luso-francesa Ana Senra e ao então presidente Roger Damas, pelo trabalho desenvolvido em prol da concretização desta geminação, que ambos consideraram não dever ficar-se pela assinatura de um documento.
Por esse motivo, será constituída uma Comissão de Geminação tendo em vista desenvolver doravante atividades capazes de estreitar laços de amizade entre estes dois povos, motivada pela forte presença de emigrantes naquela região de França e muito ansiada pela comunidade cabeceirense ali a residir e a trabalhar.
De referir que este processo - encetado em 2013 pelos então autarcas de Sury-le-Comtal, Roger Damas e de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto - já foi aprovado pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto e será futuramente consolidado, através da concretização de iniciativas em áreas como a cultural, social, económica, desportiva, entre outras que as duas comunidades considerem revelantes para os povos, tendo em vista a sua aproximação e a divulgação das potencialidades mútuas aquém e além-fronteiras.
De referir também, que no âmbito deste processo de geminação, Cabeceiras de Basto já recebeu duas delegações de franceses provindos desta localidade, sendo uma em março de 2014 e a outra no decurso da Feira e Festas de S. Miguel, o que permitiu estreitar laços e observar in loco, o modus vivendi dos cabeceirenses.