Arranca o novo ano escolar em Cabeceiras de Basto
Bolsas de estudo entregues a 86 jovens Cabeceirenses
15 de setembro, 2014
Hoje, dia 15 de setembro, arranca o novo ano escolar em Cabeceiras de Basto.
2.527 Crianças e jovens iniciam as atividades escolares desde o pré-escolar com 285 crianças, o primeiro ciclo com 686 alunos, o básico dos 2º e 3º ciclos com 1040 alunos e o secundário com 514 alunos.
Um novo ano que fica marcado pelo encerramento decretado unilateralmente pelo Ministério da Educação, contra a vontade da Câmara e da Assembleia Municipal, de 11 Jardins-de-infância: Vila Nune, Leiradas, Fojos, Passos, Petimão, Alvite, Gondiães, Lameiros, Chacim, Painzela e Abadim viram os últimos estabelecimentos escolares a funcionar naqueles lugares ou freguesias encerrarem por terem um reduzido número de crianças. De referir que estas crianças serão agora acolhidas nos centros escolares beneficiando de transporte e refeição escolar.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Serafim China Pereira, acompanhado pela Vereadora da Educação e pelos presidentes das juntas de freguesia ou seus representantes, visitou durante a semana passada os estabelecimentos escolares do pré-escolar e do 1º ciclo e participou nas reuniões de pais que a direção do Agrupamento agendou e onde participaram também técnicos da autarquia para esclarecer e dar informações sobre as diferentes áreas de intervenção municipal neste setor da educação.
Da parte da Câmara Municipal, os pais foram informados sobre o plano de transportes escolares, as refeições escolares, os prolongamentos de horários e atividades de enriquecimento curricular e a calendarização da entrega dos auxílios económicos (apoio financeiro para aquisição de livros e kits de material escolar e pedagógico que já está a ser entregue).
Na oportunidade, o Presidente da Câmara saudou os pais e encarregados de educação fazendo votos de que as crianças e as famílias possam viver um ano escolar sem sobressaltos e com o melhor sucesso educativo. E afirmou: “No que depender da Câmara Municipal tudo faremos para que tudo corra bem, desde os transportes, às refeições, aos apoios mais diversos que temos disponibilizado, aos prolongamentos de horário, etc.” E acrescentou: “A educação é para nós uma prioridade e, por isso, espero que convosco, pais e encarregados de educação, com os professores, com os auxiliares, com a direção do Agrupamento, possamos atingir os todos os objetivos. Neste domínio, a razão de ser do nosso trabalho são as crianças, são os vossos filhos.”
Por sua vez, a Diretora do Agrupamento, Dra. Céu Caridade, dirigiu-se aos pais convidando-os e incentivando-os a virem à escola e a acompanharem o percurso escolar dos filhos. Lembrou que o melhor caminho para a resolução de problemas é virem à escola, à sede do Agrupamento ou à Câmara Municipal.
De referir que a Câmara Municipal investe anualmente cerca de um milhão de euros no setor da educação, desde os transportes, as refeições, os prolongamentos de horário, o pessoal não docente, a manutenção e apetrechamento de escolas, etc.
Bolsas de estudo entregues a 86 jovens Cabeceirenses
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. China Pereira, acompanhado por vereadores e presidentes de junta de freguesia, procedeu na sexta-feira, dia 12 de setembro, à entrega das 86 bolsas de estudo atribuídas aos alunos que concluíram com êxito o anterior ano letivo.
Após felicitar os alunos presentes na Casa do Tempo, que se fizeram acompanhar por familiares e amigos, o edil cabeceirense disse que a atribuição de bolsas de estudo representa um investimento que o Município faz anualmente na formação de jovens estudantes com bom aproveitamento escolar e comprovadas carências económicas. Investimento, este, que ronda os 58 mil euros e que representa um importante auxílio para atenuar as dificuldades de muitas famílias com a educação dos seus filhos. «Continuaremos a pensar nas pessoas e a prosseguir com esta política de apoio aos estudantes cabeceirenses», concluiu o autarca cabeceirense, garantindo a inscrição de verba para bolsas de estudo no próximo Plano de Atividades e Orçamento
Recorde-se que a atribuição de bolsas de estudo aos jovens de Cabeceiras de Basto está definida de acordo com quatro escalões, tendo sido entregues 44 bolsas no escalão A e 42 no escalão B. De referir também, que 15 das 86 bolsas foram atribuídas a estudantes que frequentam o ensino superior e 71 a estudantes do ensino secundário, cobrindo assim, territorialmente 15 das 17 freguesias do concelho.