Banco Local do Voluntariado recebe donativo extraordinário
Donativo irá beneficiar um número muito significativo de famílias cabeceirenses economicamente mais débeis.
4 de setembro, 2014
O Banco Local do Voluntariado de Cabeceiras de Basto foi contemplado com um vale de compras no valor de 3.300,00 euros a efetuar no Intermarché de Fafe. Esta doação resultou de um projeto de solidariedade entre a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras e Basto, o Banco Local do Voluntariado e a Academia do Bacalhau.
A Academia do Bacalhau é uma organização a partir da qual os seus amigos de reúnem em tertúlias sem finalidades políticas, religiosas ou comerciais.
A primeira Academia do Bacalhau foi fruto de uma velha e curiosa história nascida em 1968 na cidade de Joanesburgo, na África do Sul, onde, à época, viviam e trabalhavam cerca de um milhão de portugueses.
José Ataíde, Ivo Monteiro, Rui Tericão e Durval Marques (hoje presidente honorário) eram quatro amigos que um dia tiveram a extraordinária e feliz ideia de fundarem a Academia do Bacalhau de Joanesburgo (hoje Academia Mãe) iniciando-se, assim, um movimento que os próprios fundadores nunca imaginaram que viesse a acontecer, como uma onda gigante de choque no domínio da amizade, da portugalidade e da solidariedade social.
Assim nasceu o movimento das Academias do Bacalhau, hoje com 53 academias espalhadas por todo o mundo e ligadas pelos mesmos valores e princípios.
Esta solidariedade, amizade e portugalidade ultrapassaram todas as fronteiras e chegaram a este cantinho do Minho, através de um donativo extraordinário em bens básicos de primeira necessidade que irá beneficiar um número muito significativo de famílias cabeceirenses economicamente mais débeis.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto agradece a todas as pessoas envolvidas neste projeto de solidariedade, designadamente à Academia do Bacalhau pela oferta de tão importante cabaz.