Executivo atribui 86 bolsas de estudo a jovens cabeceirenses
Deliberações da última reunião do executivo municipal
3 de setembro, 2014
Reunido no dia 29 de agosto, sob a presidência do Dr. Serafim China Pereira, o executivo municipal decidiu fixar em 86, o número de bolsas de estudo a atribuir aos alunos que concluíram com êxito o anterior ano letivo. Trata-se de uma decisão que representa um investimento que ascende os 58 mil euros, na formação de jovens estudantes cabeceirenses que tiveram bom aproveitamento escolar e apresentaram comprovadas carências económicas.
Na análise das 147 candidaturas apresentadas - à luz do Regulamento da Concessão de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos do Município de Cabeceiras de Basto - foram tidos em consideração o montante global disponibilizado no ano anterior, assim como, o número crescente de candidatos, mas também fatores como a perceção social da crise económica que se vive, que resulta na necessidade de prestar apoio a alguns agregados familiares com menores recursos financeiros, ao nível dos encargos com a formação secundária e universitária dos jovens.
A atribuição anual de bolsas de estudo aos jovens de Cabeceiras de Basto, definidas de acordo com quatro escalões, visa reconhecer anualmente, o esforço efetuado pelos estudantes que frequentam o ensino secundário/superior.
Apoiar os estratos sociais desfavorecidos pelos meios adequados e nas condições constantes do regulamento, é uma competência da Câmara Municipal que não pode ficar indiferente às dificuldades sentidas por inúmeras famílias do nosso concelho, numa altura de grave crise económica sentida no país, na região e no concelho.
De referir que das 86 candidaturas que preencheram os critérios de seleção, 44 encontram-se no escalão A e 42 no escalão B e revelaram rendimentos per capita do agregado familiar inferior ao salário mínimo nacional.
De referir também, que 15 das 86 bolsas foram atribuídas a estudantes que frequentam o ensino superior e 71 a estudantes do ensino secundário, cobrindo assim, territorialmente 15 das 17 freguesias do concelho.
Com custos acrescidos de transportes, alojamento e alimentação, os apoios económicos a conceder – 86 bolsas de estudo – são totalmente suportados pelo orçamento municipal e constituem-se como um importante contributo para as famílias e para que os estudantes possam prosseguir a sua formação escolar e académica.
A Câmara Municipal está desta forma, a contribuir para a formação e valorização do potencial humano de Cabeceiras de Basto, mas também para a melhoria da qualidade de vida de muitas famílias Cabeceirenses.
As mencionadas bolsas de estudo serão entregues em cerimónia a realizar na Casa do Tempo, no próximo dia 12 de setembro, pelas 18h00m.