Conteúdo

China Pereira inaugurou exposição de «Caretos de Podence»

Na Casa da Cultura de Cabeceiras de Basto até ao próximo dia 17 de abril

17 de fevereiro, 2014
China Pereira inaugurou exposição de «Caretos de Podence»
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, inaugurou esta tarde a exposição ‘Cara de Lata – Caretos de Podence’ na Casa Municipal de Cultura de Cabeceiras de Basto.
A mostra, que poderá ser visitada até ao próximo dia 17 de abril, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, integra a figura de um ‘Careto’ e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas, assim como um conjunto de fotografias que retratam as “imagens diabólicas e misteriosas” que todos os anos, desde épocas que se perdem no tempo, saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Depois de uma breve apresentação da exposição que se enquadra nos festejos de Carnaval, foi encenada uma pequena peça teatral alusiva à época que animou e trouxe a boa disposição à sessão de inauguração da exposição.

Depois de felicitar a organização desta exposição e de saudar a presença dos alunos do Externato de S. Miguel de Refojos na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal disse que o objetivo destas exposições realizadas pela Casa Municipal da Cultura é, precisamente, divulgar a cultura e as tradições, quer do concelho de Cabeceiras de Basto, quer de outros concelhos, neste caso, os Caretos de Podence - Macedo de Cavaleiros.

“São trajes diferentes daqueles que se usam, habitualmente, no nosso Carnaval mas que nos dão mais informação e nos possibilitam uma maior riqueza cultural”, referiu China Pereira, destacando que esta é a primeira exposição que a Casa da Cultura acolhe em 2014, estando previstas outras mostras ao longo do ano com o intuito de enriquecer os visitantes que procuram este espaço.

Na oportunidade, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, congratulou-se com a organização desta exposição e desejou aos mais novos que se “divirtam”, lembrando-lhes como se vivia antigamente o Carnaval em Cabeceiras de Basto, onde se recorria aos mais diversos materiais para se criar um disfarce.


Scroll