Câmara Municipal disponibiliza sala a associações na Casa da Juventude
Estimulo à autonomia e capacidade empreendedora das associações e coletividades
7 de fevereiro, 2014
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Dr. China Pereira, assinou ontem, dia 7 de fevereiro, com a LIRA - Associação Amigos da Música e com a associação ‘Os Bravos da Concertina de Refojos’ protocolos de cedência da sala do associativismo e auditório na Casa da Juventude – Associativismo, Inovação, Formação, Artes, Ofícios e Gerações.
A sessão, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, do presidente da direção da LIRA, Baltazar Mendes, e do presidente da direção da associação ‘Os Bravos da Concertina de Refojos’, José Manuel Pereira, entre outros membros das direções das referidas associações.
Com a assinatura destes protocolos, a Câmara Municipal pretende estimular a autonomia e a capacidade empreendedora das associações e coletividades, proporcionando-lhes um espaço físico para apoio ao funcionamento e desenvolvimento das suas atividades, dando assim continuidade ao desenvolvimento de iniciativas que vão de encontro às necessidades das instituições.
Refira-se que a Casa da Juventude – Associativismo, Inovação, Formação, Artes, Ofícios e Gerações possui vários espaços físicos, entre os quais um auditório e uma sala destinada a acolher as associações e coletividades que desenvolvem atividades culturais, desportivas, educativas, formativas, de recreio e tempos livres e de lazer, funcionando como sede das agremiações concelhias.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal manifestou a sua “preocupação” com o movimento associativo, afirmando: “queremos que tenha condições para exercer a sua atividade”.
Garantindo que o Município “quer ajudar quem ajuda a desenvolver a nossa terra”, China Pereira destacou: “apostamos no movimento associativo porque só fazendo parcerias é que podemos ir mais longe e tornar o concelho mais rico nos diferentes setores culturais”.
Demonstrando a sua “gratidão” pela disponibilização da sala do associativismo e do auditório na Casa da Juventude, os dirigentes associativos mostram-se empenhados em continuar a colaborar com o Município de Cabeceiras de Basto nas iniciativas que o mesmo promove anualmente.