Conteúdo

Cabeceiras de Basto e Lalín estreitam laços de amizade

Encontro teve como objetivo reunir cidadãos e grupos de cidadãos

9 de outubro, 2013
Cabeceiras de Basto e Lalín estreitam laços de amizade
Os presidentes dos Municípios de Cabeceiras de Basto, Eng.º Joaquim Barreto e de Lalín, D. José Crespo Iglésias encerraram no domingo, 6 de outubro, um programa de três dias dedicados à geminação estabelecida entre as duas comunidades.
Uma geminação concretizada em 2012 com o objetivo de fomentar e fortalecer relações culturais, económicas, turísticas e sociais entre estes dois povos e simultaneamente contribuir para gerar riqueza e promover o desenvolvimento das gentes de Cabeceiras de Basto e de Lalín.

A iniciativa foi patrocinada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza – Norte de Portugal (AECT-GNP) e financiada pelo Programa ‘Europa com os Cidadãos’, que promove a cidadania europeia ativa, assume-se como um exemplo de cooperação local e procura de sinergias na Euroregião Galiza – Norte de Portugal, assim como de coesão económica e social em municípios do interior. Baseia-se para isso nos recursos endógenos comuns aos dois municípios, como sejam a dinamização do potencial turístico, o património natural, cultural e histórico, a gastronomia, os vinhos e a agropecuária.

O programa propriamente dito começou na sexta-feira, dia 4 de outubro, com a realização das jornadas Políticas Europeias ‘A estratégia 2020 aplicada ao território’ que juntou no auditório municipal de Lalín cerca de duzentos jovens das duas localidades, inteirando-se das linhas que regem o processo de geminação entre as duas terras, ao mesmo tempo que ficaram a conhecer um pouco mais sobre a ‘Cooperação Transfronteiriça 2014-2020’, a ‘Estratégia 2020 e o seu impacto na cooperação territorial na Galiza’, a ‘Cooperação Territorial como oportunidade perante a crise’ e as ‘Novas perspetivas da política de Coesão’ que podem ser potenciadoras de novas oportunidades para os jovens dos dois concelhos ali representados. Durante as jornadas foi igualmente apresentado um caso prático alusivo à experiência da ProBasto – Associação de Desenvolvimento Rural de Basto – em projeto europeus.

Os cerca de 50 alunos do Ensino Secundário de Cabeceiras de Basto que frequentam o Externato de S. Miguel de Refojos, tiveram ainda oportunidade de visitar a Câmara Municipal de Lalín, alguns dos principais pontos de interesse daquela localidade galega, bem como disputar um jogo de futebol de que saíram vencedores os jovens cabeceirenses. Cultura, educação, património e desporto, estiveram presentes ao longo deste primeiro dia que registou o agrado de alunos e professores.

No sábado, dia 5, foi a vez de se deslocaram àquele concelho galego cerca de meia centena de cabeceirenses entre os quais, agricultores, técnicos ligados às áreas social e turística, assim como elementos do Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e da Universidade Sénior. A comitiva integrou ainda uma cozinheira encarregue de fazer uma demonstração da gastronomia de Cabeceiras de Basto, no âmbito da ação ‘A gastronomia e o seu impacto no crescimento económico’.

Durante o dia foram assim, levados a cabo workshops no setor da agricultura, turismo e gastronomia, bem como, feita uma demonstração teórico-prática de hipoterapia apresentada por técnicos do Centro Hípico de Cabeceiras de Basto.

No domingo, dia 6 de outubro, a jornada foi dedicada à cultura. O ‘Encontro de Música e Baile Tradicional’ invadiu a Praça do Município galego, onde se apresentaram o Rancho Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’ e o Grupo de Música e Baile Tradicional ‘A Carballeira’ de Cercio, proporcionando um belo e agradável espetáculo a que assistiram centenas de pessoas.

Numa breve cerimónia protocolar, onde esteve também representada a Junta da Galiza, Juan Lirón, diretor do AECT-GNP, enalteceu a geminação estabelecida entre estas duas terras que apresentam muitas similitudes ao nível da realização de projetos, das características socioeconómicas, mas também pelo dinamismo e tenacidade dos seus presidentes que são um exemplo de trabalho e dedicação às suas terras e às suas gentes.

Na oportunidade D. José Crespo Iglésias, autarca de Lalín, disse estar muito satisfeito com a concretização desta geminação e com a realização destas jornadas que envolveram centenas de pessoas de várias faixas etárias e áreas de intervenção, proporcionando um encontro entre os povos numa Europa que se pretende com os cidadãos. “Esta geminação tem futuro”, garantiu o autarca Lalinense, que realçou as características comuns entre as duas terras, o desenvolvimento de projetos semelhantes, encontros como o que agora concretizamos e o muito que há ainda a fazer em prol destes povos.

O autarca Cabeceirense, Eng.º Joaquim Barreto, no uso da palavra e após saudar os presentes, disse ser uma honra participar nesta jornadas que permitiram que ao longo de três dias, pessoas de vários setores de atividade e entidades concelhias, visitassem esta localidade e ajudassem a chegar a nossa ação diária à Galiza.

Esta iniciativa decorre da grande proximidade que existe entre Cabeceiras de Basto e o AECT-GNP, que nas pessoas do atual diretor Juan Lirón e da Cabeceirense Drª Elvira Vieira ajudaram a concretizar esta geminação assente numa identidade muito parecida, já que temos formas de viver e de nos relacionarmos muito semelhantes. “Esta geminação tem muito sentido” disse o autarca que almejou “continue a aproximar este povos que têm muito a ganhar com esta geminação”.

A findar o seu mandato enquanto presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, o Eng.º Joaquim Barreto, agradeceu o bom acolhimento, assim como o empenho de todos os que ajudaram a concretizar esta geminação, que garantiu vai continuar e com ela, o desenvolvimento de ações profícuas para Cabeceirenses e Lalinenses. “Há uma forte relação que se vai aprofundar”, concluiu o autarca.

Após a degustação dos produtos locais das duas terras aberta à população, a comitiva e o Rancho Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’, seguiram para uma visita a Santiago de Composta, centro de grande atração religiosa e turística na qual desemboca o caminho português dos famosos ‘caminhos de Santiago’.

Refira-se ainda que este encontro promovido no âmbito da geminação de cidades/vilas tem como objetivo reunir cidadãos e grupos de cidadãos com o intuito de reforçar o conhecimento e a compreensão mútua entre os cidadãos e culturas, seja uma experiência de participação ativa à escala local através da cooperação estruturada com a sociedade civil, incentive os cidadãos a envolverem-se à escala europeia, contribuindo para uma cidadania europeia ativa e reforce o compromisso dos participantes com a integração europeia.


Scroll