Conteúdo

Câmara Municipal lança Monografia: História e Património

Publicação é uma marca que fica para o futuro e que vai atravessar gerações

18 de setembro, 2013
Câmara Municipal lança Monografia: História e Património
Mais de uma centena de pessoas participou no sábado, dia 14 de setembro, na apresentação pública da Monografia de Cabeceiras de Basto: História e Património. Uma iniciativa que teve lugar no auditório municipal da Casa do Tempo e na qual compareceram autarcas, autores dos textos entre outros colaboradores, convidados e público em geral que direta ou indiretamente estiveram envolvidos na elaboração desta publicação.
A obra foi coordenada pela Drª Isabel Fernandes - responsável pelo Museu das Terras de Basto - a quem coube a apresentação sumária da obra que considerou não ser uma obra acabada mas sim um contributo para um melhor conhecimento das terras de Basto, apresentando-se por isso, como um primeiro e global olhar sobre o território que pela diversidade dos textos apresentados, é revelador de um enorme potencial, que deve continuar a ser investigado e divulgado.

Olhar para o território e as marcas aqui deixadas pelo homem de ontem e de hoje, olhar para as obras de arte, visitar as casas senhoriais e os belos jardins, conhecer a arquitetura popular e os moinhos, divulgar os santos, as festas e as romarias, mas também a fauna e a flora, a gastronomia e as dezassete freguesias do concelho foi um dos principais objetivos da realização desta monografia que é também ilustrada com belas fotografias.

“O concelho é aqui visto como um todo. Ninguém ama o que não conhece e por isso a monografia agora apresentada ao público, revela a riqueza patrimonial e humana desta terra” disse a coordenadora Drª Isabel Fernandes, que a findar a sua apresentação agradeceu a todos quantos colaboraram neste projeto, em especial à Câmara Municipal pela aposta feita na cultura e na importância que deu à concretização desta obra.

Da mesma opinião partilhou o Dr. Domingos Machado, vereador da cultura, pelouro no âmbito da qual se desenvolveu este projeto. No uso da palavra realçou o facto desta obra ainda que incidindo no território concelhio, apresentar algumas ramificações por terras vizinhas, já que Cabeceiras de Basto é uma terra mítica, onde ao longo do tempo se cruzou uma “miscelânia” de povos, cuja existência tornou possível este encontro aqui e agora.

Por sua vez, Eduardo Pires de Oliveira, um dos autores que colaborou nesta publicação abordou as obras de arte em Cabeceiras de Basto e no Minho, enquanto que o Prof. Doutor Luís Vaz, autor do prefácio disse ‘nunca ter estado perante documentação tão nobre e com tanto saber sobre a terra, que além de bela e rigorosa, devassa a nossa descendência”. Este cabeceirense realçou a importância da memória, patente nesta Monografia em cujas páginas nos dá a hipótese de ver o futuro em desenvovimento. Terminou classificado-a como “uma obra notável” apresentada na Casa do Tempo, um edifício que a Câmara recuperou e que rende homenagem aos nossos antepassados.

No uso da palavra, o Presidente da Câmara, Eng.º Joaquim Barreto, disse estar muito satisfeito e honrado por lançar esta Monografia de Cabeceiras de Basto: História e Património. Uma obra que é uma marca que fica para o futuro e que vai atravessar gerações. O autarca agradeceu igualmente, o envolvimento de todos os que colaboraram nesta edição acompanhada pelo vereador da cultura que de forma notável coordenou o traballho.

A findar o seu mandato como Presidente da Câmara Municipal, o Engº Joaquim Barreto, disse ter sido gratificante trabalhar com os municípes de Cabeceiras de Basto, que cultivam a irreverência e o amor à sua terra e que frequentemente o interpelam no sentido de defender e valorizar o seu património seja ele material ou imaterial.

“Hoje, Cabeceiras de Basto tem riqueza que se valorizou e projetou para o futuro. Futuro este que se pretende assente na modernidade, sem esquecer a nossa identidade, lembrando aqueles que nos fizeram bem. Este livro é por isso, uma homenagem a todos os que estiveram para trás e que nos ajudaram a pensar e a perspetivar o futuro”, disse o autarca que dedicou a Monografia de Cabeceiras de Batso: História e Património, às gentes desta terra.

No uso da palavra o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. China Pereira, congratulou-se com a publicação de tão importante livro, assim como o contributo que tem sido dado pela Câmara Municipal à cultura, que valoriza as nossas gentes e a nossa terra.

A cerimónia terminou com a oferta de uma Monografia a todos os que colaboraram nesta obra.

Scroll