A protecção da floresta começa em si!
Conselho n.º 58
Durante o último mês assistimos a uma enorme vaga de incêndios florestais, um pouco por todo o país, tomando proporções preocupantes com a morte de 6 bombeiros. Cabeceiras de Basto não foi excepção.
As causas dos incêndios são variadas, a maioria por mão criminosa, outras por causas naturais, mas também por descuido humano. Por isso, a proteção da floresta começa em si. Sabemos como é importante cuidar e preservar a nossa floresta ao longo do ano, mas particularmente neste período, temos de ter cuidados redobrados.
Lembre‐se que até o dia 30 de Setembro, há um conjunto de ações que
NÃO SÃO PERMITIDAS, nomeadamente:
⇒ Realizar queimadas ou fogueiras;
⇒ Atirar foguetes;
⇒ Fumar em zonas florestais;
⇒ Atirar pontas de cigarro para espaços florestais;
Todas estas atividades são interditas e quando falamos de proibição de fogueiras, tanto é para queima de sobrantes, como para fins recreativos. Só em locais muito específicos é que podem ser realizadas e sempre com cuidados muito especiais.
Outros cuidados que também devemos ter é quando utilizamos máquinas agrícolas ou máquinas florestais. Estas só podem ser utilizadas durante o período crítico, se tiverem dispositivos de papa‐chamas, porque são também um risco para a floresta nestes períodos.
Tenha sempre em atenção estes cuidados para que ,em conjunto, possamos todos ajudar a proteger a nossa floresta e lembre‐se, se detetar um incêndio ligue rapidamente para o 117, 112 ou para os Bombeiros mais próximos e tente a sua extinção.
A rapidez do aviso pode salvar a floresta de um grande incêndio!
CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO
Um conselho amigo no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.