Lixo? Reduza já! Faça sempre a sua parte!
Cabeceiras Verde - Conselho n.º 44
Esta semana o ‘Cabeceiras Verde’ pretende sensibilizá‐lo para a necessidade de aumentar a reciclagem em sua casa e consequente redução do lixo.
Já reparou que todos os dias você produz lixo? Na cozinha, no escritório, no quintal, entre outros locais, cada um de nós produz, em média, 1 kg de lixo por dia, que não é biodegradável, o que se traduz num grave problema ecológico e social.
Os resíduos que produzimos, normalmente acabam em lixeiras e se não tiverem o devido tratamento, irão prejudicar e contaminar gravemente o nosso ambiente. E antes que o nosso planeta fique sem espaço para guardar todo o lixo que a humanidade produz e acumula, devemos tomar medidas!
Não reduzir e continuar a produzir sem pensar nas consequências, irá trazer grandes problemas para a humanidade, com enormes riscos para a saúde.
Para tal, deverá REDUZIR a quantidade de lixo produzido, adotando comportamentos verdes, adquirindo materiais resistentes, que apresentem um maior tempo de vida útil, rejeitando tudo o que for de usar uma única vez. Prefira, por exemplo, toalhas e guardanapos de pano, em vez de papel, evite comprar rolos de alumínio e de plástico, evite o uso de loiça de papel ou de plástico, espalme as embalagens por forma a conseguir uma redução significativa do volume de resíduos e escolha as embalagens para as quais exista um circuito organizado de reciclagem.
Sempre que possível, procure REUTILIZAR PRODUTOS. Ex. as garrafas vazias de vidro ou de plástico podem também ser utilizadas para armazenar outras bebidas. Quanto a eletrodomésticos, móveis e brinquedos, pode doá‐los a pessoas ou instituições de caridade.
Quanto à RECICLAGEM tenha em atenção que poderá originar novos produtos ou matérias‐primas, através da recolha seletiva de materiais como papel, plástico, metal, borracha, vidro e madeira. REDUZA O SEU LIXO, por si, pelos seus e pelo ambiente de todos nós!
CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO
Um conselho amigo no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.