Continuar a trilhar os caminhos e a conhecer os homens que ontem e hoje habitaram e habitam Cabeceiras de Basto, é um dos objetivos subjacente à organização anual da iniciativa ‘Memórias do Território: Encontro de História Local’, que este ano se realiza pelo terceiro ano consecutivo sob a égide do Museu das Terras de Basto.
Pretende-se assim, dar a conhecer a História de Cabeceiras de Basto, bem como, o Património existente no território, numa jornada que se divide entre a apesentação de várias comunicações agendadas para sexta-feira, dia 17 de maio e a visita a diversos locais do património concelhio, prevista para sábado, dia 18 de maio, data em que se assinala também o Dia Internacional dos Museus.
Nestas Memórias do Território: 3.º Encontro de História Local “começamos com um mestre da palavra e um conhecedor das Terras de Basto, das suas gentes, do seu património e da sua gastronomia – Camilo Castelo Branco. Recuamos no tempo e vamos conhecer a Casa onde outro notável homem de Letras, Sá de Miranda, privava com os amigos – a Casa da Taipa. Descemos aos infernos para sermos salvos por S. Bartolomeu e vamos conhecer a Festa, do santo é claro.
Festa antiga com tradição em Cabeceiras e que atrai a veneração de muitos forasteiros devotos ao Santo e à água que brota perto da Capela. Vamos entrar no Mosteiro de S. Miguel de Refojos e conhecer o seu núcleo de pinturas seiscentistas. Vamos ter o privilégio de perceber como é que velhas pinturas, delidas pelo tempo, foram cuidadosamente restauradas e de novo disponibilizadas à fruição dos homens. E terminamos a tecer, a tecer os fios da vida das mulheres de Bucos, herdeiras de um saber ancestral que estas teimam em trazer até nós”, assim se lê na nota introdutória desta iniciativa que pretende tansportar os participantes numa viagem aos usos, costumes e ao património concelhio.
Durante este terceiro Encontro de História Local, mais precisamente no dia 18 de maio, pelas 9h15m, será inaugurada uma pista de comboios em miniatura, fruto do mecenato concedido pela empresa FERESPE: Fundição de Ferro e Aço, Lda e cuja concepção e execução tem vindo a ser realizada em colaboração com Externato de S. Miguel de Refojos.
De referir ainda que os interessados em participar nesta iniciativa podem fazer a sua inscrição diretamente no Museu das Terras de Basto, no Arco de Baúlhe, ou através do mail
museuterrasdebasto@cabeceirasdebasto.pt e obter mais informações no blogue:
http://museuterrasbasto.wordpress.com ou no site do Município de Cabeceiras de Basto - http://www.cabeceirasdebasto.pt/index.php?oid=7253
http://www.cabeceirasdebasto.pt/index.php?oid=7253.