Conteúdo

Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Cabeceiras Verde - Conselho n.º 33

Já conhece a política dos 3 “erres” (ou 3 R)?
Esta refere‐se às ações de educação e sensibilização ambiental na área da gestão de resíduos, ou seja Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir é o primeiro passo e o mais importante. Numa sociedade de consumo, os produtos e as embalagens abundam, os custos de tratamento ou eliminação de resíduos são elevados. Só reduzindo a quantidade de produtos comprados e consumidos é que é possível diminuir a quantidade de resíduos existentes.

Reutilizar é o segundo passo, no sentido em que, ao dar novos usos aos resíduos que são produzidos, evita‐se que passem por um novo ciclo de transformação ou por processos de tratamento ou eliminação, processos esse que representam custos para a sociedade e para o ambiente.

Reciclar é a terceira prioridade e deve ocorrer quando não é possível deixar de produzir um resíduo ou quando não se encontra outra utilização possível para esse objeto. Nesse caso, é importante que o resíduo não seja depositado junto com os indiferenciados (o chamado "lixo normal") ou num aterro (ou pior, abandonado na natureza), mas sim que seja reciclado. Para garantir que seja reaproveitado como matéria‐prima e transformado num novo produto, basta depositá‐lo no local apropriado.


REDUZIR
Evite consumos desnecessários, utilizando produtos em embalagens familiares ou sem embalagens excessivas. 
Diminua  as margens das paginas e o tamanho da letra nos documentos a imprimir. Reduza o uso de papel através da comunicação eletrónica.

REUTILIZAR
Use produtos de longa duração, por exemplo, pilhas recarregáveis. Prefira garrafas e embalagens que já não usa a pessoas amigas, familiares ou instituições de caridade. Venda ou  doe a instituições moveis e eletrodomésticos que já não utilize.

RECICLAR
Separe  e  envie  para  reciclagem: Papel, cartão, tinteiros e toneres de impressoras, plásticos, vidro, metais, óleos, pilhas, pneus e medicamentos


CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO
Um conselho amigo no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.

Scroll