Conteúdo

Festa da Orelheira e do Fumeiro encerrou com balanço positivo

Concurso de Fumeiro de Basto premiou melhor chouriça e salpicão

13 de fevereiro, 2013
Concurso de Fumeiro de Basto premiou melhor chouriça e salpicão
Chegou hoje ao fim a 17ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro, um certame organizado pela Câmara Municipal e pela empresa municipal Emunibasto que, ao longo de quatro dias, trouxe milhares de pessoas a Cabeceiras de Basto. De acordo com a organização do evento, a iniciativa foi “um sucesso” não só pelo volume de negócios gerado, como pela afluência do público ao Pavilhão Desportivo de Refojos.
Apesar do cenário de crise que o país atravessa e das adversas condições climatéricas que se fizeram sentir no domingo e na segunda-feira, o certame registou um “volume de vendas igual ao do ano anterior”, o que deixou os “expositores satisfeitos”.

Em 2013, a Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto registou, também, uma grande adesão de produtores à sexta edição do Concurso de Fumeiro de Basto, organizado em colaboração com a Delegação Regional de Basto-Douro/DRAPN.

O concurso realizou-se no sábado, dia 09 de fevereiro, contando com uma adesão de 37 participantes.
O júri foi constituído por especialistas da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, da Norte e Qualidade e da Delegação Regional do Ave/DRAPN que apreciaram e classificaram os melhores produtos a concurso. De salientar que o concurso se dividiu em duas categorias – o melhor fumeiro de Cabeceiras de Basto, aberto aos produtores do concelho, assim como o melhor fumeiro da 17ª edição da Festa, aberto à participação de todos os expositores presentes no certame.

De salientar que os produtores mais premiados nas categorias de melhor chouriça e salpicão foram os criadores de Cabeceiras de Basto, designadamente Rafael Vieira, do Arco de Baúlhe (1ºs lugares na categoria de melhor chouriça da 17ª Feira e melhor chouriça de Cabeceiras de Basto), Tia São, do Arco de Baúlhe (1º lugar na categoria de melhor salpicão de Cabeceiras de Basto e 2º melhor salpicão da 17ª Feira), Maria da Graça Ribeiro, de Pedraça (2ºs lugares para a melhor chouriça da 17ª Feira e melhor chouriça de Cabeceiras de Basto), Casa Reguengo de Baixo, de Riodouro (3ºs lugares para a melhor chouriça da 17ª Feira e melhor chouriça de Cabeceiras de Basto e ainda 3º lugar para o melhor salpicão de Cabeceiras de Basto), Nariz do Mundo, de Moscoso – Riodouro (2º lugar para o melhor salpicão de Cabeceiras de Basto e 3º lugar para o melhor salpicão da 17ª Feira).

O Fumeiro do Grilo de Vieira do Minho conquistou o primeiro prémio para o melhor salpicão da 17ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto.

Durante a sessão de entrega dos prémios, o presidente da Câmara Municipal, Engº Joaquim Barreto, deu os parabéns não só aos premiados, como a todos os produtores que participaram no concurso com os seus “produtos genuínos e de grande qualidade”.

Destacando “o aumento do número de produtores a concurso de ano para ano”, o autarca desejou que os resultados do concurso “sejam um incentivo para apresentarem ao público mais e melhor fumeiro”. E finalizou: com a Festa da Orelheira e do Fumeiro “estamos a valorizar o interior e os nossos produtos locais”.

Scroll