Conteúdo

Melhore o isolamento da sua casa

Cabeceiras Verde - Conselho n.º 30

Nas nossas casas, cerca de um quarto (25%) da energia que gastamos destina‐se ao aquecimento ou arrefecimento da habitação. Este valor poderia e deveria ser menor, uma vez que se estima que 60% da energia utilizada para o aquecimento é desperdiçada por falta de isolamento.

Estes dados apelam à moderação e racionalização dos consumos através da implementação de medidas, algumas até simples, que ajudarão a reduzir a fatura de eletricidade.

Como fazer para melhorar o isolamento térmico e sonoro da sua casa?
O isolamento de toda a envolvente da casa é bastante importante para diminuir as perdas de calor para o exterior no Inverno e reduzir os ganhos de calor no Verão. Por exemplo ao isolar o sótão de uma casa média com dois pisos é possível poupar mais do que 4000 kWh em cada estação fria. As janelas e portadas são as grandes causadoras das perdas de calor, devido às suas folgas e à fraca resistência térmica do vidro simples.

O vidro duplo é por isso um bom investimento quando tiver de substituir as velhas janelas, já que conserva duas vezes mais calor que as janelas de vidro simples. Só esta alteração permitirá reduzir cerca de 10% no consumo de energia.

Calafetar será uma medida imediata para a poupança. Nas casas mais antigas, não restauradas, há muitos pontos fracos e as grandes perdas de calor acontecem especialmente através das paredes exteriores, telhados, caves, portas e janelas. A solução mais económica e simples é calafetar, ou seja, vedar as janelas e as portas. Por exemplo, em casas com janelas e portas não calafetadas e cujas frinchas são grandes, a poupança em custos com a climatização pode chegar aos 35% com a simples calafetagem. Existem vários produtos para a calafetagem, que pode encontrar nos hipermercados, nas lojas de bricolage, em drogarias e lojas especializadas do comércio tradicional.

Para descobrir as fugas de calor damos‐lhe as seguintes dicas: Feche a porta ou janela colocando uma folha de papel entre esta e o caixilho. Se a folha de papel for fácil de remover com a porta/ janela fechada é sinal que não está a vedar adequadamente. Outra técnica é aproximar uma vela acesa da junção entre a porta ou janela e o caixilho para verificar em que zonas o ar consegue entrar. Este teste é também muito eficaz para verificar se as frinchas entre os caixilhos e a parede deixam passar o ar, em especial se forem dias de muito frio e/ou vento.

Poupar o ambiente é também poupar na carteira sem renunciar ao conforto.



CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO
Um conselho amigo no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.

Scroll