Conteúdo

A nova etiqueta energética para os pneus

Cabeceiras Verde - Programa nº 22 – 30-11-2012

Desde o passado dia 1 de Novembro que passou a ser obrigatória a etiqueta energética para todos os pneus vendidos na união europeia.

Portanto, quando se deslocar até à oficina, ou a um posto de venda de um fabricante de pneus, para escolher uns pneus novos para o seu automóvel, irá certamente ter uma maior ponderação, já que agora eles estão classificados quanto à sua eficiência energética no consumo de combustível, aderência no piso molhado, e também ao ruido exterior.

São fatores fundamentais, não só a nível de segurança e de durabilidade do pneu, mas também no menor consumo de combustível.

As exceções são os pneus recauchutados, pneus de competição, pneus sobressalentes, pneus cujo índice de velocidade é inferior a 80 Km/h, pneus para utilização profissional fora de estrada, e pneus de veículos antigos.

A etiqueta divide-se então em 3 parâmetros de análise, Eficiência no Consumo de Combustível, Aderência No Molhado e nível de ruido. Cada categoria está dividida em 7 classes: de A (máxima eficiência) a G (menos eficiência).


1. Eficiência no consumo de combustível
A diferença de eficiência entre as classes A e G pode resultar numa poupança de combustível até 7,5%, num conjunto completo de pneus e dependendo do veículo e das condições de condução.






2. Aderência No Piso Molhado
A diferença de eficiência entre as classes A e G pode equivaler a uma distância de travagem até 18 metros mais curta, para uma velocidade de 80 Km/h e um conjunto completo de pneus com as mesmas características. Esses 18 metros equivalem ao comprimento de quatro veículos ligeiros de passageiros ou oito veículos Smart.



3. Nível De Ruído
Representa o ruído de rolamento externo que um pneu produz quando entra em contacto com a estrada. O ruído é expresso em decibéis e é acompanhado de um pictograma que indica se o ruído é inferior ou superior ao limite europeu.

Esse pictograma poderá ter 1, 2 ou 3 ondas negras:
• 1 onda de som preta (3 dB inferior ao futuro limite
europeu).
• 2 ondas de som pretas (já em conformidade com
o futuro limite europeu).
• 3 ondas de som pretas (em conformidade com o
actual limite europeu).
A seta preta indica o nível de ruído.



“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”


Scroll