Conteúdo

I Concurso de Ilustração Infantil muito participado

Atividade visa estimular a criatividade e o imaginário infantis

26 de novembro, 2012
I Concurso de Ilustração Infantil muito participado
Foram oito os vencedores do I Concurso de Ilustração Infantil, iniciativa que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho, lançou pela primeira vez este ano, com o objetivo de fomentar a expressão artística infantil e juvenil e desta forma contribuir para incentivar ‘o interesse por descobrir, aprender, crescer, divertir e sonhar’, sensibilizando a comunidade para a realidade do património edificado do concelho.
Esta atividade, inserida no plano de ação da Câmara Municipal visa assim, estimular a criatividade e o imaginário infantis, sensibiliza as crianças para o importante património edificado do concelho e incentivar o desenvolvimento de competências relacionadas com a prática da expressão artística.

Foram muitos os concorrentes que aderiram a este concurso que teve incidência nos 1º e 2º , 3º e 4º e 5º e 6º anos de escolariedade, dividindo-se assim, em várias categorias. Sairam vencedores na primeira categoria (1º e 2º anos), Inês do Mar Abreu Oliveira Urjais, do Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos e Angélica Guimarães Nogueira, da Escola Básica de Cavez, alcançando o 1º e 2º lugares respetivamente; na segunda categoria (2º e 3º anos), Ângela Patrícia Magalhães Moura, Duarte Pereira Teixeira de Carvalho e Fábio Rafael Oliveira Magalhães, todos a frequentar o Centro Escolar do Arco de Baúlhe, posicionaram-se em 1º, 2º e 3º lugares respetivamente; na terceira categoria (5º e 6º anos) foram vencedores Ana Rita Marinho dos Santos, da Escola Básica 2,3 do Arco de Baúlhe, Erica Teixeira Gomes, da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto e Ana Manuela Carvalho Couto, também da Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto, que se classificaram em 1º, 2º e 3º lugar respetivamente. Os prémios a atribuir em material pedagógico didático, serão entregues em data ainda a definir.

De referir que os trabalhos apresentados em papel A4, recorrendo a materiais como caneta de feltro, lápis de carvão, aguarelas, guache e tinta a óleo, foram apreciados por um júri indicado pela Câmara Municipal que teve como principais critérios de avaliação a criatividade e originalidade no tratamento do tema proposto, bem como na demonstração de competências de expressão artística.

De referir ainda que o I Concurso de Ilustração Infantil foi desenvolvido durante a Semana da Educação que teve lugar de 22 a 26 de Outubro em Cabeceiras de Basto, um evento que durante esta semana envolveu agentes educativos, comunidade escolar e comunidade em geral em atividades diversas que passaram pela leitura, expressão plásticas, teatro, ações de sensibilização, entre outras iniciativas que agregaram a comunidade escolar em particular e a população em geral em torno desta iniciativa e durante a qual foram proporcionadas novas abordagens educativas.

Scroll