Conteúdo

Câmara e Resinorte dinamizam campanha «Compostar como forma de RECICLAR»

Iniciativa irá decorrer de 17 a 25 de novembro

19 de novembro, 2012
Campanha «Compostar como forma de RECICLAR»
Com o apoio das Câmaras Municipais, nomeadamente a de Cabeceiras de Basto, a Resinorte está a promover uma campanha destinada à valorização de resíduos biodegradáveis no âmbito do projeto ‘Compostar outra forma de RECICLAR’.
Trata-se de uma iniciativa integrada na Semana Europeia da Prevenção da Produção de Resíduos, que irá decorrer de 17 a 25 de novembro, dinamizada com o objetivo de sensibilizar, à escala europeia, a população para a problemática dos resíduos, em particular, para o tema da prevenção da produção de resíduos, enquanto uma das prioridades ambientais atuais.

A campanha ‘Compostar outra forma de RECICLAR’ vai contemplar a entrega de 718 compostores a agregados familiares que residam não só no concelho de Cabeceiras de Basto, mas também em Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canavezes e Mondim de Basto.

Este é um projeto piloto na área da compostagem doméstica que vai permitir uma redução de resíduos urbanos biodegradáveis encaminhados para o aterro.

A distribuição gratuita de compostores e o adequado esclarecimento do processo de compostagem através de ações de formação, contam com o apoio das câmaras referidas, bem como, das juntas de freguesia.
Os compostores serão distruidos junto de famílias, constituidas no mínimo por 3 pessoas, que possuam habitações dotadas de jardins ou quintal.

De referir que a compostagem doméstica é um processo simples de ‘reciclagem’ de matéria orgânica, através do qual são depositados no compostor restos de comida e resíduos das hortas e jardins, transformando os resíduos biodegradáveis em fertilizante natural, rico em nutrientes, a que se chama composto.

O composto produzido que pode ser aplicado em vasos, sementeiras, hortas e jardins, é um fertilizante de elevada qualidade que vai melhorar as características do solo contibuindo para a diminuição de fertilizantes sintéticos e de água utilizados.

Ao dinamizar esta iniciativa, incentivando a população a fazer a separação e a valorização dos seus resíduos orgânicos, a Resinorte, em colaboração com as Câmaras Municipais e as Juntas de Freguesia, pretende desta forma, diminuir os resíduos urbanos encaminhados para o Aterro Sanitário e assim promover a utilização de um fertilizante natural de grande qualidade e muito mais benéfico para as plantas e para o ambiente.

Para mais informações os interessados podem aceder ao site www.resinorte.pt e brevemente, proceder à sua inscrição nas Juntas de Freguesia e na Câmara Municipal.

Scroll