Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho celebra «O Dia do Desassosego»
Exposição e comunicação do professor Joaquim Jorge Carvalho são algumas das iniciativas
14 de novembro, 2012
A Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, assinala, na próxima sexta-feira, dia 16 de novembro, o nonagésimo aniversário do nascimento de José Saramago. Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivos lembrar a importância do autor (Prémio Nobel da Literatura em 1996), promover o conhecimento e a leitura de grandes obras da literatura portuguesa, refletir sobre o papel da literatura como enunciação ética do mundo e da vida, bem como, dinamizar culturalmente a comunidade.
Ao assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, está a associar-se às comemorações nacionais do ‘Dia do Desassossego’, dia 16 de novembro, data de nascimento deste laureado escritor português, que se fosse vivo completaria 90 anos de idade. Este dia será, doravante e por iniciativa da Fundação José Saramago assinalado como o Dia do Desassossego. “Escrevo para desassossegar os meus leitores”, disse José Saramago, pela última vez, na apresentação do seu romance “Caim”.
Para além de uma exposição com algumas das principais obras de José Saramago, a celebração contará ainda com uma comunicação do professor Joaquim Jorge Carvalho sobre a vida e a obra do escritor. Esta comunicação, intitulada: "José Saramago - o conto e canto da ilha desconhecida", terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Teixeira de Carvalho, pelas 10h20m, destinando-se a alunos do nono ano da Escola Básica de Arco de Baúlhe. Durante cerca de uma hora, o professor recordará alguns dos aspetos fundamentais da narrativa saramaguiana, que frequentemente consubstancia esse poder mágico da metáfora como enunciação e revelação do mistério da humanidade.
Um pouco por todo o país e também a nível internacional, na restante Europa e Américas, serão levadas a cabo várias celebrações alusivas aos 90 anos de Saramago, nomeadamente em Nova Iorque, com a exibição do filme “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes, assim como proferidas conferências e projetados vídeos. A Casa dos Bicos em Lisboa será a sede destas comemorações na capital portuguesa, com a promoção de um conjunto de iniciativas muito diversificadas, que visam enaltecer a vida e obra deste distinto esctritor português.