O presidente Joaquim Barreto defendeu manutenção das freguesias
Coral da Paróquia de S. Martinho, Arco de Baúlhe, venceu concurso
12 de novembro, 2012
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto defendeu ontem, dia 11 de novembro, a manutenção das freguesias, a conservação da identidade, dos usos, costumes e tradições de cada aldeia. Num discurso acalorado, perante centenas de participantes no 12º Encontro/Concurso de Quadras de S. Martinho, Joaquim Barreto mostrou a sua indignação perante a Reforma Administrativa, manifestando-se contra a extinção/agregação das freguesias “que dão voz às populações”.
“Queremos as nossas freguesias tal qual elas são”, bradou o autarca, arrancando efusivos aplausos da plateia.
Enaltecendo a realização de iniciativas como esta - Encontro/Concurso de Quadras de S. Martinho – que dão visibilidade às freguesias e à cultura local, Joaquim Barreto elogiou o trabalho, empenho e dedicação das mais de 500 pessoas que subiram ao palco para mostrar as suas potencialidades, assim como da terra onde desenvolvem os seus projetos, sejam eles de carácter cultural, social, recreativo ou desportivo.
Afirmando: “somos um concelho rico em tradições”, o presidente da Câmara Municipal destacou o valor e importância das freguesias, que muito contribuem para o bem-estar da população, sobretudo daqueles que se encontram mais afastados da sede do concelho.
Na oportunidade, Joaquim Barreto destacou, ainda, a importância da dinamização das tradições mais antigas como forma de preservar o património cultural imaterial concelhio.
Coral da Paróquia de S. Martinho vence concurso
O Grupo Coral da Paróquia de S. Martinho, do Arco de Baúlhe, venceu ontem o Concurso de Quadras de S. Martinho, uma iniciativa muito animada e participada que decorreu no Pavilhão Desportivo do Arco de Baúlhe, onde se juntaram centenas de pessoas das várias freguesias do concelho de Cabeceiras de Basto.
A associação Basto em Ação classificou-se em segundo lugar, enquanto os Amigos da ADIB (Associação Dinamizadora dos Interesses de Basto) conquistaram o terceiro prémio. Refira-se que os três primeiros classificados receberam, respetivamente, 300, 250 e 200 euros.
Ao todo, participaram no Encontro/Concurso de Quadras de S. Martinho 26 grupos, 13 dos quais que se apresentaram ao concurso e os restantes 13 que participaram no encontro. Em cenários alusivos à época e trajados a rigor, mais de 500 cantadores/tocadores interpretaram músicas e letras, originais ou adaptadas, alusivas ao S. Martinho, recriando costumes e valores do património coletivo e imaterial.
A festa teve início com a animação musical promovida pelos grupos de concertinas de ‘S. Nicolau’ e ‘Águias de Painzela’, contando o Concurso de Quadras de S. Matinho com a participação da USCAB – Universidade Sénior, Os amigos da ADIB, os Grupos Corais das Paróquias de Cavez e S. Martinho, o Grupo Coral Recreativo ‘Os Ceifeitos de Sto André’ e os grupos ‘Nuno Álvares Pereira’, CNO – Mútua de Basto, Cavaquinhos da Raposeira, ARCA, Slamming Doors, Espaço de Convívio e Lazer de Refojos e Grupo Folclórico de S. Nicolau.
Coube ao júri do concurso, composto pelo diretor artístico do Grupo Coral de Montalegre e por dois ex-elementos da tuna, rancho e grupo coral da Universidade do Minho, eleger as melhores atuações em palco.
Ao 12º Encontro de Quadras de S. Martinho apresentaram-se os Ranchos Folclóricos ‘As Lavradeiras da vila de Cavez’, ‘Os Camponeses de Arosa’ e ‘S. João Baptista de Cavez’. Estiveram também presentes os Espaços de Convívio e Lazer do Arco de Baúlhe e de Painzela, assim como os Amigos de Outeiro, Amigos das Concertinas, Encanto Radical, A Voz Alegre de Riodouro, os Amigos de Basto, os Eternos Jovens de Abadim, a Arborada e o Centro de Convívio da Faia.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Engº Joaquim Barreto, realçou o valor desta iniciativa, que contribuiu para “combater o desânimo das pessoas”, tendo em conta a atual conjuntura económica que se vive em Portugal e na Europa.
Vencedores do concurso de poesia
Este ano, inserida nas comemorações do S. Martinho foi também promovido um concurso de poesia de Quadras de S. Martinho, dedicado aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, promovido pela Câmara Municipal.
As grandes vencedoras foram Ana Rita Martins (1º prémio), Ana Beatriz Mota (2º prémio) e Ana Rita Santos (3º prémio).
Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela empresa municipal Emunibasto, com o apoio da Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e em colaboração com as associações, coletividades e instituições do concelho, o evento teve como principal objetivo promover o convívio intergeracional entre os munícipes, bem visível durante o encontro/concurso e durante o magusto, onde foram servidas as castanhas assadas e o vinho novo aos participantes.
Ao evento não faltaram os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Eng.º Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, os vereadores Dr. Domingos Machado, Francisco Pereira e Margarida Coutinho, os presidentes das Juntas de Freguesia, as administradoras da Emunibasto, Prof. Stela Monteiro e Dra. Fátima Oliveira, assim como membros da Assembleia Municipal, entre outros convidados e público em geral.