Saiba a potência contratada recomendada para o seu contador de eletricidade
Cabeceiras Verde - Programa nº 16 - 26-10-2012
Todos os aparelhos elétricos que compramos, trazem uma pequena placa ou autocolante na qual está inscrita a sua potência. Este valor é geralmente expresso em watts (W) ou em quilowatts (kW). Um quilowatt (1kW) equivale a mil watts (1.000W) que corresponde a aproximadamente a um quilovolt ampere (1kVA).
A energia consumida é expressa em quilowatt hora (kWh). Esta medida corresponde à potência multiplicada pelo tempo de utilização.
Assim, 1kWh corresponde à quantidade de energia necessária para alimentar um aparelho com 1.000 W de potência durante o período de 1 hora.
O consumo de eletricidade da sua casa varia em função:
. do somatório da potência dos aparelhos instalados;
. do número de horas de utilização dos aparelhos;
. do número de pessoas que os utilizam.
Por isso, os valores na tabela com os consumos dos seus aparelhos servem apenas de orientação.
A potência a contratar depende não só do número e da potência dos equipamentos que tenha em casa, mas também da forma como os utiliza. Quanto maior o número de aparelhos a usar em simultâneo, maior a potência de que necessita.
Na tabela de potências encontra alguns exemplos práticos da correspondência entre a potência contratada e os aparelhos em utilização.
Se verificar que a potência que contratou não se ajusta às suas necessidades, isto em caso de aumento ou diminuição de aparelhos elétricos, muito até por ter trocado alguns ultimamente por outros mais eficientes, pode solicitar, a qualquer momento, uma alteração da potência inicialmente contratada junto do seu comercializador de energia elétrica, seja ele a edp, a iberdrola, a fenosa ou outro.
“ Um conselho amigo da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto no âmbito do plano para a racionalização de consumos e eficiência energética.”