Conteúdo

Emunibasto apresenta relatório da Feira e Festas de S. Miguel e Agro-Basto

Deliberações da última reunião do executivo municipal

22 de outubro, 2012
Sob a Presidência do Engº Joaquim Barreto, reuniu no dia 18 de outubro, no edifício dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto. Dos assuntos tratados, destaca-se a apresentação por parte da Emunibasto, do relatório síntese referente às Feira e Festas de S. Miguel - Festas do Concelho, que decorreram nesta vila de Cabeceiras de Basto, entre os dias 20 e 30 de Setembro, bem como à 36ª Agro-Basto- Exposição/Feira de Atividades Económicas de Basto, realizada de 27 a 30 do mesmo mês.
Festas que integraram um programa vasto e diversificado que proporcionou aos Cabeceirenses e a milhares de visitantes, ao longo dos onze dias, um conjunto de atividades e ações que atraíram muito público de diferentes faixas etárias, demonstrando assim, ser do interesse e gosto geral. Foram iniciativas que, mantendo as tradições, animaram o concelho e promoveram o património e a cultura locais.

O documento destaca a majestosa procissão de S. Miguel, o cortejo etnográfico, com a participação de várias Juntas de Freguesia, o folclore, as corridas de cavalos, a vacada, as chegas de bois, a ronda das concertinas, o encontro de bombos e tanta outra animação.

Como habitual, a Festa decorreu em diversos espaços da vila, enquanto que a Agro-Basto se desenvolveu no espaço que há muito lhe está destinado, ou seja, a Praça Arcipreste Francisco Xavier de Almeida Barreto, o mercado municipal e o mercado de gado, criando-se assim, dinâmicas em diferentes locais que contribuiram para a animação socioeconómica do tecido empresarial da vila.

Ao tomar conhecimento do documento, a Câmara Municipal congratulou-se com a forma como decorreram os onze dias de feira e festas, que envolveram e contaram com a participação de tantas pessoas singulares e coletivas e que atraíram públicos de todas as faixas etárias e de vários pontos do país.

De facto, o grande número de crianças, jovens, adultos e séniores que participaram e/ou assistiram aos diferentes espetáculos mostram que o programa foi do agrado dos Cabeceirenses e de todos aqueles que nos visitaram. De salientar que estas festas colocaram uma vez mais em destaque a “prata da casa”, não sendo necessário recorrer a espetáculos de elevados custos, o que seria de difícil compreensão para a maioria dos cidadãos nesta época de grandes dificuldades económico-financeiras.

Na verdade, a Feira e Festas de S. Miguel de 2012 foram um sucesso e contribuíram de forma notória para a promoção do nosso concelho.

Na oportunidade a Câmara Municipal agradeceu a todas as pessoas singulares e coletivas (Associações, Coletividades e outras entidades privadas ou públicas, nomeadamente as Juntas de Freguesia), identificadas no relatório, que colaboraram e apoiaram as Feira e Festas de S. Miguel - Festas do Concelho e Agro-Basto 2012, reconhecendo que esses contributos foram muito importantes e cruciais para o sucesso das mesmas.
O documento segue agora para a Assembleia Municipal para conhecimento.
Scroll