Conteúdo

Paróquia de Outeiro expõe acervo no Núcleo de Arte Sacra

Acervo exposto é constituído por doze esculturas

9 de outubro, 2012
Paróquia de Outeiro expõe acervo no Núcleo de Arte Sacra
O Núcleo de Arte Sacra do Museu das Terras de Basto, sediado na antiga sacristia do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, tem patente ao público uma exposição temporária sobre o espólio de arte sacra da Igreja Paroquial de Outeiro (Cabeceiras de Basto). Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma parceria estabelecida entre a Igreja Paroquial de Outeiro e a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, parceria esta, que se espera, venha a realizar-se com outras paróquias do concelho.
Em exposição encontra-se um conjunto de esculturas pertença da igreja de Outeiro, que em breve vai sofrer obras de remodelação e ampliação, motivo pela qual o Arcipreste Francisco Marcelino Esteves, pároco da referida freguesia, decidiu depositar as imagens religiosas no Núcleo de Arte Sacra do Mosteiro de Refojos.

O acervo exposto é constituído por doze esculturas, representando a virgem e outros santos, cuja cronologia se situa entre a época medieval e o século XX.

Destaca-se, pela sua raridade e beleza, a escultura em madeira, bastante delida pelo tempo, representando Santa Maria. Trata-se da imagem de uma virgem em majestade, coroada, sentada no trono e tendo nos joelhos a figura do Seu amado Filho, datada do século XIII ou XIV. Esta vetusta imagem foi encontrada há muitos anos atrás, enterrada no que agora se designa como “a Mata da Santa”, em Outeiro.

Nunca será demais realçar o cuidado tido pelos paroquianos que a encontraram e a levaram para a actual igreja de Outeiro. Deste modo o património concelhio ficou mais rico, salienta documento divulgado pelo Museu das Terras de Basto.

Scroll