Conteúdo

Grandiosa Procissão sai à rua em honra de S. Miguel

Uma verdadeira enchente de pessoas acompanhou cortejo religioso

1 de outubro, 2012
Grandiosa Procissão sai à rua em honra de S. Miguel
Mais de trinta andores e centenas de figurados sairam no dia 29 de Setembro, à rua dando corpo à majestosa procissão em honra do Arcanjo S. Miguel. Milhares de devotos associaram-se à manifestação religiosa, que percorreu as ruas desta vila Cabeceirense, ponto alto das Festas do concelho que decorrem desde o dia 20 de Setembro, com um programa diversificado aliando tradição e modernidade.
Uma verdadeira enchente de pessoas perfilaram-se ao longo das ruas para ver passar este importante cortejo religioso, que é uma referência nas terras de Basto e no Norte do País.

A jornada começou cedo com arruadas de bombos nos principais locais desta vila, convidando, como é tradição os romeiros para a festa. Entretanto, na Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, celebrava-se a Missa Solene em Honra do Padroeiro, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, que atraiu àquele templo centenas de fiéis.

O programa festivo prosseguiu à tarde com a entrada das Bandas de Música de Cabeceiras de Basto e de Caldas das Taipas, que se apresentaram aos autarcas, bem como ao numeroso público presente na Praça da República. Enquanto isso, centenas de pessoas esperavam junto ao Posto de Turismo Municipal, o resultado do Sorteio de S. Miguel, uma importante fonte de receita destas festividades, cujo primeiro prémio foi um automóvel.

Em simultaneo, decorreu no palco da Agro Basto um Encontro de Folclore, onde participam o Rancho Folclórico de S. João Baptista de Cavez e o Grupo Folclórico as Lavradeiras da Vila de Cavez.

A entrada da Fanfarra dos Bombeiros Cabeceirenses na Praça assinalou o início da Procissão que além dos Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, respetivamente Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, dos vereadores, do Presidente da Junta de Freguesia de Refojos, dos responsáveis pela Comissão de Festas, esteve também presente uma delegação de Neuville-Sûr-Saône, de França, terra com a qual Cabeceiras de Basto se encontra geminada há mais de uma década.

A jornada continua pela noite dentro com o tradicional concerto das Bandas Filarmónias que, ao despique, vão interpretar diversos temas, clássicos e populares, bem do agrado das gentes destas terras.

Por sua vez, a XXXVI Exposição/Feira de Atividades Económicas de Basto, que nos últimos dias tem registado grande adesão de público, acolhe a atuação da ‘Banda Sabor’ a partir das 21h30m. De referir que este é um certame de referência que agregou cerca de cento e trinta expositores do concelho, mas também de outros pontos do país, que desde o dia 27 de Setembro, dinamizam um importante palco de “negócios” em diferentes ramos, este ano com uma tónica acentuada nos produtos locais.

De referir ainda que dezenas de milhar de forasteiros deslocaram-se ontem à noite a Cabeceiras de Basto, para participar na animação tradicional que antecedeu o Dia do Município. Milhares de jovens associaram-se à festa com grande entusiasmo. Depois da noite de arraial com a ronda das concertinas, que juntou variados grupos do concelho em diferentes locais da vila, o numeroso público concentrou-se no Parque do Mosteiro para assisitr ao espetáculo do artista Zé Amaro.

A população em geral e os jovens em particular, cantaram, dançaram e aplaudiram o artista, que lhes dedicou várias músicas. O grande espetáculo de pirotecnia foi também efusivamente aplaudido pelo numeroso público que se associou às Festas de S. Miguel. Hoje, após o ‘despique’ das bandas, a jornada encerra com a 'Noite de Estrelas', organizada pelo Contacto Futsal Clube, no Claustros do Mosteiro.

As afamadas festas/feira de S. Miguel de Refojos encerram amanhã, dia 30 de Setembro, vulgarmente designado por «dia das trocas» com a transmissão em direto para a TVI, do Parque do Mosteiro, a partir das 14 horas, do ‘Somos Portugal’. Um programa ao longo do qual serão apresentadas as tradições, o património e as inúmeras potencialidades desta terra de Basto.

No palco da Agro-Basto, a festa prossegue com o Encontro de Folclore, onde participam o Rancho Folclórico ‘Os Camponeses de Arosa’ e o Grupo Folclórico de S. Nicolau, no palco da Agro-Basto, encerrando assim o programa festivo desta afamada romaria, que durante dez anos atrai a Cabeceiras de Basto milhares de visitantes.


Scroll