Conteúdo

Cabeceiras de Basto homenageia cinco cidadãos no Dia do Município

Cerimónia evocou o dia do Feriado Muncipal

1 de outubro, 2012
Cabeceiras de Basto homenageia cinco cidadãos no Dia do Município
Cabeceiras de Basto homenageou no dia 29 de setembro, cinco cidadãos cabeceirenses durante a sessão solene do Dia do Município, uma cerimónia pública singela mas muito significativa.
A homenagem às individualidades que prestigiaram e prestigiam o Município de Cabeceiras de Basto traduziu-se na entrega de sete Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo, a Bernardino Pereira, atleta veterano; Diogo Graça, jovem atleta/piloto; Pedro Miguel Teixeira, jovem músico; Luís Miguel Gonçalves, jovem atleta Síndrome de Down; e João Miguel Machado, jovem atleta Síndromo de Down.

O Dia de Feriado Municipal fica assim marcado pela cerimónia evocativa da efeméride, à qual se associaram os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, Engº Joaquim Barreto e Dr. Serafim China Pereira, uma comitiva do Município de Neuville-sur-Saône, o diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Galiza/Norte de Portugal (AECT), Prof. Juan Lirón, vereadores, presidentes de junta de freguesia, membros da Assembleia Municipal, familiares dos homenageados e demais convidados.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal fez uma breve alusão aos factos e datas históricas que levaram à instituição do dia 29 de setembro como Dia do Município, destacando “a maior importância e significado” dos mesmos.

“É com muita satisfação que mais uma vez evocamos o Dia do Município para honrar, garantir e perpetuar os direitos adquiridos pelos nossos antepassados”, disse Joaquim Barreto, referindo-se ao Dia do Município como “um dia de elevado simbolismo no qual os cabeceirenses se reveem, já que o Município é uma entidade concreta, com território, história, cultura e símbolos próprios de um povo antigo e determinado”.

O autarca considerou o Dia do Município como “um dia grande, de todos os cabeceirenses, que deve afirmar, aprofundar, exaltar, promover e valorizar a nossa identidade e o nosso patriotismo municipal”.

E acrescentou: “O Dia do Município é, sem dúvida, o momento ideal para exaltar os valores da terra, nomeadamente, cidadãos, instituições ou entidades que ao longo dos tempos se vão notabilizando pelo trabalho que desenvolvem e através do qual contribuem para a promoção do concelho aquém e além-fronteiras”.

Por isso mesmo, hoje foram reconhecidos “cinco cabeceirenses em áreas distintas cujo desempenho foi e é pautado por grande determinação e tenacidade, seja no campo cultural, seja no campo desportivo e que são merecedores do nosso apreço e regozijo público. A todos, em meu nome pessoal e no Município de Cabeceiras de Basto, bem-haja”, declarou Joaquim Barreto.

Finalizando, o autarca agradeceu a todos pela sua presença.

Depois da entrega dos Votos de Louvor, Congratulação e Regozijo, coube ao presidente da Assembleia Municipal, Dr. Serafim China Pereira, encerrar a sessão. China Pereira referiu-se ao Dia do Município como “um dia que pode e deve ser de homenagem à nossa história, à nossa cultura, às nossas tradições, enfim, homenagem às nossas gentes. Um dia que pode e deve ser de homenagem a todos aqueles que, de uma forma ou outra, têm defendido a nossa terra, o nosso concelho, e contribuído para a boa imagem de Cabeceiras de Basto na região, no país e no mundo”.

E expressou: “num tempo em que tanto se tem procurado denegrir a imagem do poder local e dos seus órgãos, direito constitucionalmente consagrado e uma das mais importantes conquistas do 25 de abril, é justo, também, relembrarmos neste Dia do Município que o poder local (Câmaras e Assembleias Municipais, Assembleias e Juntas de Freguesia) têm sido o principal responsável pela promoção do desenvolvimento do País, precisamente a partir das freguesias e dos concelhos”.

Segundo as palavras de China Pereira, “a Assembleia Municipal orgulha-se de fazer parte, conjuntamente com a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, do projeto e processo de desenvolvimento de Cabeceiras de Basto que tem sido concretizado ao longo dos últimos dezanove anos. Um trabalho que, sabemos, tem contado com a colaboração das Juntas de Freguesia, dos Conselhos Diretivos dos Baldios, do movimento associativo, das IPSS’s, da comunidade educativa e de muitas outras instituições e de muitos Cabeceirenses”.

E terminou: “quero aqui deixar uma palavra de felicitação aos Cabeceirenses, nossos concidadãos, que a Câmara Municipal acaba de homenagear com a entrega de votos de louvor. Votos que lhes atribuiu, reconhecendo, dessa forma, os extraordinários feitos desportivos e musicais. Cabeceiras de Basto é uma terra rica em história e em cultura, mas também uma terra rica em pessoas”.

A tarde de hoje ficará ainda marcada pela grandiosa procissão em honra do Arcanjo S. Miguel, que sai à rua pelas 17 horas.

Homenageados:

Bernardino Pacheco Pereira, atleta veterano, natural da freguesia de Outeiro, com um percurso notável na modalidade desportiva de atletismo. A sua participação em provas oficiais desde 2002, tem-se destacado alcançando consecutivos êxitos ao longo da sua carreira e muito particularmente, ao sagrar-se Campeão Nacional e Campeão Mundial de atletismo, em 2011.

Diogo Emanuel Teixeira da Graça, jovem atleta/piloto, natural da freguesia do Arco de Baúlhe, que apesar de tenra idade tem vindo a somar prémios na modalidade de Motocross. Com apenas 13 anos sagrou-se Campeão Nacional de Motocross na categoria de Iniciados, um feito que a Câmara Municipal decidiu enaltecer ao atribuir-lhe um voto de louvor, congratulação e regozijo, esperando que a sua determinação e empenho sirva também de exemplo a outros jovens para a prática do desporto e da ocupação salutar dos tempos livres.

Pedro Miguel Leite Teixeira, jovem músico, natural da Freguesia de Refojos, que com 16 anos tem já um percurso de sucesso na área da música. A sua participação em concursos nacionais e internacionais já lhe valeu reconhecido talento e mérito, nomeadamente ao obter o primeiro prémio no ‘Concours International Adolphe Sax’, em Paris, França.

Luís Miguel Sousa Gonçalves, natural da freguesia de Cavez, é um jovem e promissor atleta. A sua carreira conta com vários troféus, entre os quais o de Campeão Nacional, Penta Recordista do Mundo e Campeão Europeu e Campeão do Mundo, alcançados na modalidade de atletismo Síndrome de Down.

João Miguel Ferreira Machado, natural da freguesia de Painzela, é igualmente um jovem e promissor atleta. O seu desempenho a nível desportivo tem-se destacado não só no território nacional, como a nível internacional. Tem somado êxitos, entre os quais, o de Campeão Nacional, Campeão da Europa e Campeão do Mundo, na Modalidade de Atletismo Síndromo de Down.


Scroll