Festival Folclórico de Basto regista grande adesão popular
20 de agosto, 2012
A atuação do Grupo do Centro Cultural «A Ponte Vella» da Corunha, Espanha encerrou com grande animação o XXIII Festival Folclórico e I Internacional de Basto. Uma iniciativa que teve lugar ontem, dia 18 de agosto, no histórico Largo do Souto, em Cavez.
Ao todo, quatro grupos, abrilhantaram a noite dedicada ao folclore e à etnografia, que atraiu ao Largo do Souto centenas de pessoas que ali se deslocaram para assistir a mais uma edição do Festival Folclórico de Basto.
Esta iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, pela Emunibasto e pelo Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, com o apoio da Junta de Freguesia de Cavez e do Grupo Desportivo de Cavez, teve como principal objetivo promover os valores culturais, as tradições etnográficas e a música popular portuguesa, ao mesmo tempo que aproveita a presença de muitos emigrantes de férias para lhes proporcionar o contato com as suas raízes, os usos e costumes da sua terra natal.
Após o desfile etnográfico e a entrega de lembranças quer aos grupos locais -Rancho Folclórico S. João Baptista de Cavez, Rancho Folclórico de S. Nicolau de Basto, Grupo Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’ - quer ao grupo convidado - Centro Cultural A Ponte Vella, provindo da Corunha, Espanha - e numa breve cerimónia que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, assim como, dos vereadores municipais e membros das entidades organizadoras, demais autarcas e população em geral, o edil Cabeceirense, Engº Joaquim Barreto, realçou a importância deste tipo de eventos que além de promover e valorizar o folclore tradicional português, que faz parte da matriz identitária destas gentes, contribui para fomentar o convívio salutar entre as pessoas. Por outrro lado, a realização deste evento, permite proporcionar aos emigrantes que aqui se encontram de férias, o contato com as suas raízes e a sua cultura.
O autarca referiu ainda que este tipo de iniciativas resultam do empenho de várias entidades, programadas a pensar nas pessoas procurando transmitir de geração em geração os usos e custumes do povo. De salientar que em palco apresentaram-se os trajes, músicas e danças dos grupos da terra, nomeadamente o Rancho S. João Baptista de Cavez, o Rancho Folclórico de S. Nicolau e o Grupo Folclórico ‘As Lavradeiras da Vila de Cavez’, bem como, o Grupo ‘A Ponte Vella’, respectivamente, dando corpo àquela que foi a 23ª edição deste Festival.
Os Ranchos convidados proporcionaram assim, um animado espectáculo folclórico e etnográfico, reflectindo os usos e costumes das respetivas regiões e registando o agrado do numeroso público presente no recinto.
A jornada encerrou com uma bonita sessão de fogo de artifício, que agradou aos presentes que ali permaneceram para apreciar também o espectáculo pirotécnico.