Cabeceirenses e turistas ‘beberam a meia de leite mais natural das suas vidas’!
16 de agosto, 2012
O Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB), no âmbito da sua filosofia de programação de iniciativas surpresa no domínio do espaço público e no desenvolvimento de um dos seus objetivos que passa por criar uma nova forma de aproximação entre os agentes culturais e sociais, proporcionou aos cabeceirenses e demais visitantes ao município a meia-de-leite mais natural da sua vida! A iniciativa aconteceu no Domingo de manhã, dia 12 de agosto, na Praça da República.
Na lógica da preservação/valorização das memórias e tradições, o CTCMCB acredita que “devemos associar as raças autóctones do concelho, nomeadamente a maronesa e a barrosã, àquilo que de mais genuíno esta terra tem. Por aquilo que elas representam na identificação com o meio rural, pelo contributo na manutenção dos ecossistemas do monte e no potenciar das terras do interior, não só a nível gastronómico, mas também como cartaz turístico”.
Por isso, o objetivo da iniciativa ‘Beba a meia-de-leite mais natural da sua vida!’ foi “trazer o meio rural para o centro da vila, proporcionando o contacto direto com o quotidiano da pecuária. Pretendemos aproximar o meio urbano (dos apartamentos, internet e redes sociais), de uma memória cada vez mais distante, que é esta de retirar o leite do úbere da vaca”.
Assim, durante a manhã ontem, os cabeceirenses e visitantes que passaram na Praça da República tiveram a oportunidade de ordenhar a vaca n.º 3 cedida pela Escola Profissional de Fermil de Basto. No final, aos que desejaram provar o leite da vaca, foi servido o leite ou a meia de leite ‘mais natural das suas vidas’.
Organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através da empresa municipal Emunibasto e do Centro de Teatro da Câmara Municipal, a iniciativa contou com a colaboração do ‘Bar do Turismo’, que se associou ao CTCMCB em formato de parceira.